Juiz de Sergipe determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas
Brasil e Mundo 02/05/2016 12h13 |Da Redação
O Juiz da comarca de Lagarto, Marcel Montalvão, determinou o bloqueio do serviço de mensagens instantâneas do WhatsApp por 72 horas a partir das 14 horas desta segunda-feira (72).
As cinco operadoras de telefonia móvel - TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel- já foram notificadas da decisão, expedida em 26 de abril, e informaram que vão cumprir a decisão. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil.
É a segunda vez que o aplicativo é bloqueado no Brasil. Em dezembro de 2015, a Justiça determinou o bloqueio por 48 horas devido a uma investigação criminal. Na época, as teles receberam a determinação judicial com surpresa, mas a decisão não durou 48 horas.
As autoridades que investigam o caso em dezembro obtiveram autorização judicial para que o WhatsApp quebrasse o sigilo de dados trocados pelos investigados via aplicativo, mas a empresa não liberou as informações solicitadas. O bloqueio seria uma represália.
Em fevereiro, um caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil. O objetivo era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia. A decisão foi suspensa um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado pelas teles.
*Com informações da FolhaPress


Durante a reunião foi apresentado o mapeamento de comunidades tradicionais que serão ouvidas

Empresas clandestinas foram fiscalizadas nos últimos 7 anos

Episódio ocorreu na manhã da última sexta-feira (12/9) com a filha de Edson Fachin. Ela foi chamada de “lixo comunista”

Para ele, perda da prática pode resultar em retrocesso imensurável

Foram 52 milhões de hectares entre os anos de 1985 e 2024