Calda sulfocálcica ganha espaço entre produtores rurais no sertão de Sergipe
Receita caseira é barata e bem aceita entre irrigantes Cotidiano | Por F5News 20/07/2025 08h30 |Uma solução caseira, de baixo custo e eficiente no controle de pragas e doenças está ganhando força entre os agricultores do alto sertão sergipano. A calda sulfocálcica, já conhecida no Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco, passou a ser adotada também no Projeto Público de Irrigação Jacaré-Curituba, após uma cooperação técnica entre os dois projetos.
Feita com cal virgem, enxofre e água fervente, a mistura atua como fungicida, inseticida, acaricida e fornece nutrientes às plantas. O custo médio da solução é de apenas R$ 0,40 por litro. “É um excelente custo-benefício, com tripla ação e efeito nutritivo”, explica Luiz Roberto Vieira, técnico da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Seagri.
A expansão do uso da calda ocorreu após agricultores do Jacaré-Curituba, administrado pela Codevasf, procurarem apoio técnico para aplicar a fórmula em plantações de manga, goiaba, limão, acerola e outras culturas. O extensionista Avelange Santos destaca que os próprios produtores passaram a preparar a calda, ampliando a autonomia no manejo agrícola.
O agricultor Laudelino Ferreira foi o primeiro a testar a solução em 971 mangueiras e já percebe os resultados. “A produção aumentou e o custo é acessível. Além disso, não uso agrotóxicos, o que preserva a saúde e o meio ambiente”, afirma.
A calda sulfocálcica vem se consolidando como uma alternativa sustentável e eficaz para pequenos produtores, fortalecendo a produção agrícola no sertão sergipano.
*Com Agência Sergipe





