Celebrando o amor materno à distância: a tecnologia como ponte no Dia das Mães
Ligações e envio de presentes se mostram recursos valiosos para superar a distância Cotidiano | Por F5 News 12/05/2024 06h30 |O Dia das Mães é uma data especial para celebrar o amor e a dedicação materna. Porém, para algumas pessoas, essa celebração pode ser acompanhada por sentimentos de saudade e distância, especialmente, para aqueles cujas mães moram longe. Nos dias atuais, é cada vez mais comum observar jovens deixando o conforto do lar para buscar oportunidades de estudo e emprego em outras cidades.
Segundo dados do jornal O Globo, há uma crescente tendência de alunos matriculados em Universidades Federais que optam por estudar fora do estado em que nasceram, indicando uma busca por oportunidades de longo prazo. No entanto, essa decisão muitas vezes torna os dias de celebração desafiadores para eles e suas mães.
Michele Natane, aos 19 anos, decidiu deixar sua cidade natal em busca de um futuro além do seu conforto familiar. Agora, celebrando seu segundo Dia das Mães longe de sua genitora, ela compartilha os desafios emocionais de estar distante durante momentos importantes como este.“Já é meu segundo ano comemorando esse dia das mães longe e o sentimento de saudade não é nada fácil, principalmente quando lembro que nenhuma das minhas irmãs também estará por lá. O coração fica apertado e contando os dias para estar do lado da minha mãe”, afirma.
Com essa separação física, os jovens e suas famílias buscam formas de preservar a conexão e não perder momentos significativos. Michele compartilha que, inicialmente, sua mãe enfrentou dificuldades para compreender como seria a comunicação com a filha tão distante. No entanto, com a tecnologia, conseguiram manter uma boa proximidade emocional.
“Antes minha mãe não era tão adepta a tecnologia, então ficou sem entender como manteríamos contato, mas logo foi se adaptando às ligações de vídeos e mensagens, e hoje em dia, não passamos um dia sequer sem falar por ligação. E nesse dia de celebração não é diferente, passo o dia entrando em contato e no horário do almoço dividimos o momento por meio de uma tela de celular”, comenta a estudante.
No caso de Jeine Vieira, em que ambos os filhos estão morando longe por conta dos estudos, também não é diferente. “Nesse dia das mães irei estar sem meus dois filhos por perto, mas a tecnologia tem uma importância muito grande nesse momento, porque irá permitir que a gente consiga se falar de vídeo, e demonstrar o nosso amor por meio das ligações e mensagens que iremos fazer”, ressalta.Embora a distância física possa representar um desafio, o amor entre mãe e filho acaba transcendendo fronteiras geográficas. Além do uso da tecnologia, outra maneira de manter os vínculos e uma forma de estar presente neste Dia das Mães, apesar da distância, é através do envio de presentes.
Assim como foi o caso da filha de Jeine, a estudante Maria Clara, mesmo estando longe da sua cidade natal, não mediu esforços para presentear sua mãe, como forma de demonstrar seu amor. “Eu resolvi comprar um presente da cidade em que minha mãe está e pedi para entregar. Encomendei uma bolsa de crochê e um quadro que fiz com fotos nossas e da nossa família, como um jeito de tentar estar mais próxima dela nessa comemoração e de expressar meu carinho e amor mesmo de longe”, afirma.





