Conheça os sintomas e tratamento da Síndrome do Olho Seco
Condição ocular atinge 27 milhões de brasileiros Cotidiano | Por F5News 19/07/2025 07h00 |Durante o mês de julho, a campanha Julho Turquesa chama atenção para a Síndrome do Olho Seco, condição que afeta cerca de 27 milhões de brasileiros. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os sinais, causas e formas de tratamento da disfunção ocular, caracterizada pela baixa produção ou má qualidade das lágrimas, o que compromete a lubrificação dos olhos.
Entre os sintomas mais comuns estão ardência, coceira, vermelhidão e embaçamento da visão. A síndrome pode ser causada por fatores como idade, desequilíbrios hormonais — especialmente em mulheres — uso excessivo de telas, clima seco, poluição e doenças autoimunes.
De acordo com a oftalmologista Patrícia Kakizaki, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o tempo de tela influencia diretamente na evaporação das lágrimas, já que reduz a frequência de piscadas, afetando a distribuição do meibum, substância que mantém a lubrificação ocular.
Como forma de alívio, a empresa ZEISS lançou a Warm Eye Mask, uma máscara descartável que aquece suavemente a região dos olhos, ajudando a desobstruir as glândulas responsáveis pela lubrificação ocular. A solução proporciona hidratação, relaxamento e alívio dos sintomas do olho seco, sendo uma opção prática para o dia a dia.





