Personal chef explica como funciona serviço que une praticidade e comida saudável
O F5 News entrevistou a profissional, Alice Rocha, que esclareceu dúvidas da profissão Cotidiano | Por F5 News 25/03/2024 08h30 - Atualizado em 25/03/2024 17h43 |A velocidade da vida moderna e a intensidade nas atividades em que o ser humano está imerso tem ocasionado prejuízos e transformações relacionadas às suas escolhas. Esse fenômeno foi estudado pelo sociólogo polones, Zygmunt Bauman, que trouxe reflexões sobre a fluidez e rapidez da vida pós-moderna.
Nesse cenário, profissões deixam de existir e outras surgem, como é o caso do trabalho do Personal Chef. Essas profissionais atuam em diversos ambientes, seja em residências, ou na cobertura de eventos, como jantares românticos, festas de aniversário, comemorações familiares, entre outros.
Em Aracaju, o serviço já tem espaço, e a personal chef, Alice Rocha, é uma dos profissionais que atuam nesse segmento. Em entrevista ao F5 News, ela expôs a sua trajetória e a felicidade de trabalhar com o que ama.A sergipana, que morou anos no interior de São Paulo, desenvolveu a paixão pela gastronomia e, em especial, pela profissão, enquanto trabalhava em uma cafeteria em SP. Na época, ela se sentiu desafiada a produzir bolos, doces e desenvolver a culinária quente de um casamento que aconteceria em 2 meses. Desde lá, a cozinha se tornou parte de sua vida.
F5 News - Como funciona o seu serviço de Personal Chef?
Alice Rocha: Meu serviço funciona da seguinte forma: fazemos uma triagem com o cliente de preferências e alergias, logo elaboramos o cardápio conforme os gostos, em seguida envio a lista dos insumos para o cliente comprar e depois vou executar os preparos e finalizações como Personal Chef. Também temos a possibilidade do Personal Chef fazer um pacote com o serviço tudo incluído,que seria a compra dos insumos e prestação de serviço.
F5 News - No seu cotidiano, você percebe adesão do público ao serviço em Aracaju?
Alice Rocha: Infelizmente ainda não, percebo que é uma área para ser explorada em Aracaju. Geralmente aderem ao serviço consumidores que já têm um certo conhecimento da profissão, ou que fazem a procura.
F5 News - Quais são as vantagens de contratar um Personal Chef?
Alice Rocha: A comodidade de uma refeição intimista, mais reservada, principalmente para os clientes que preferem estar no conforto da sua casa ou espaço pré-definido. O Personal Chef é capaz de fazer mais que pratos nacionais e internacionais, pois é possível eternizar os momentos através da gastronomia.
F5 News - Quais são as dificuldades enfrentadas na sua profissão?
Alice Rocha: As maiores dificuldades, com certeza, são relacionadas à valorização da mão de obra. O Personal Chef ainda não é visto como um prestador de serviço necessário, como em outros segmentos. Por mais que a gente, enquanto cozinheiros, proporcione o bem-estar do ser humano, através da alimentação.





