Saiba por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados em junho
Em países da Europa e nos EUA, a data é celebrada no Dia de São Valentim Cotidiano | Por F5 News 12/06/2023 18h10 - Atualizado em 13/06/2023 09h43 |A frase “no amor não há regras” faz mais sentido ainda quando falamos de brasileiros. Enquanto nos Estados Unidos e paises da Europa o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim, no Brasil a data é celebrada em 12 de junho desde 1948, por razões comerciais, já que o sexto mês do ano costumava apresentar desaquecimento de vendas.
A ideia de determinar essa data veio do publicitário paulista João Dória, que foi contratado por uma loja para melhorar o faturamento no período. Ele disseminou algumas campanhas com slogans propícios às vendas, como “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.
Flores, chocolates, cestas de presente, café da manhã e pelúcias fazem parte dos presentes de muitos casais. Mas, por trás das demonstrações, o comércio é o setor que mais lucra com a data. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data é a sexta mais importante em termos de movimentação no setor de varejo.
Ainda segundo CNC, a estimativa de vendas neste ano alcança R$ 2,54 bilhões, descontada a inflação. Esse montante fica muito próximo do estimado na data pré-pandemia da Covid-19, já que, em 2019, o Dia dos Namorados registrou uma movimentação de R$ 2,53 bilhões

