Senado aprova nome da Ponte Hélio Nogueira Lopes entre Neópolis e Penedo
Estrutura de R$ 203 milhões deve impulsionar turismo, integração regional e escoamento da produção entre Sergipe e Alagoas Cotidiano | Por F5 News 02/12/2025 17h56 |O senador Laércio Oliveira (PP-SE) votou favoravelmente, na Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça 2, ao Projeto de Lei 1.572/2024, que denomina Ponte Hélio Nogueira Lopes a futura estrutura que ligará os municípios de Neópolis (SE) e Penedo (AL), sobre o rio São Francisco. A obra, com investimento de R$ 203 milhões, representa um marco histórico para o turismo, a integração regional e o escoamento da produção entre os dois estados.
Em janeiro de 2024, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço para a construção da ponte, com a presença dos governadores Fábio Mitidieri (Sergipe) e Paulo Dantas (Alagoas). A iniciativa é fruto de uma articulação entre o governo federal e os estados nordestinos, atendendo a uma reivindicação antiga da população do baixo São Francisco.
“Vamos ver o turismo crescer muito. O acesso a Sergipe será facilitado, até porque essa estrada que liga as capitais sergipana e alagoana tem paisagens belíssimas. A ponte vai impulsionar a geração de emprego, o escoamento da produção e o fortalecimento da agricultura, como a fruticultura sergipana”, afirmou o senador Laércio Oliveira.
IMPACTO NO TURISMO
Com 1.080 metros de extensão e 21 metros de largura, a ponte contará com duas faixas de rolamento, passeios laterais e um vão estaiado de 600 metros. Além de encurtar distâncias e facilitar a mobilidade, a estrutura deverá impulsionar o turismo regional, integrando rotas entre Sergipe e Alagoas e fomentando atividades econômicas como artesanato, gastronomia e hotelaria.
O trajeto entre Aracaju e Maceió, que já é conhecido por suas paisagens naturais, passará a ser mais acessível, fortalecendo o fluxo de visitantes e incentivando o desenvolvimento sustentável das comunidades ribeirinhas do baixo São Francisco.
O governador Fábio Mitidieri destacou que a ponte simboliza a união de esforços e o início de uma nova etapa para a economia sergipana. “Estamos fazendo história. Essa é uma ponte que liga oportunidades concretas e desenvolvimento. A partir da assinatura da ordem de serviço, já começamos a gerar empregos diretos e indiretos”, afirmou.
A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) e está alinhada a outras intervenções estruturantes em Sergipe, como as duplicações da BR-101 e da BR-235, e a construção de novas pontes em Itabaianinha, Siriri, Itaporanga d’Ajuda e Aracaju.
Quando concluída, a Ponte Hélio Nogueira Lopes deve se tornar um novo cartão-postal do Nordeste, fortalecendo o turismo de integração entre os dois estados e consolidando Sergipe como um destino cada vez mais atrativo para visitantes e investidores.
