Senado aprova MP e municípios receberão pelos terrenos de marinha | F5 News - Sergipe Atualizado

Senado aprova MP e municípios receberão pelos terrenos de marinha
Política 09/12/2015 19h50 |


Na tarde desta quarta-feira (9), o Plenário do Senado Federal  aprovou a Medida Provisória 691/2015, que autoriza e regulamenta a venda de imóveis e terrenos da União. Entre os itens está a obrigatoriedade do repasse de 20% dos recursos provenientes de taxa de ocupação, foro e laudêmio dos Terrenos de Marinha que serão agora  destinados aos municípios, onde estão localizados os imóveis.

Um acordo firmado entre o Governo Federal e o Congresso Nacional em outubro deste ano possibilitou a redução das taxas de laudêmio. O governo cedeu aos vetos da lei 13.139/2015 para garantir os efeitos da MP. 

O deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade/SE) participou da reunião com o ministro de Governo, Ricardo Berzoini, quando foi firmado o acordo que prevê a manutenção dos vetos no plenário, mas com a condição de inclusão das emendas no texto final da MP, entre elas, uma de autoria de Laércio que retira os impostos sobre as benfeitorias nos terrenos.

"Além da taxa de ocupação, o cidadão que vive em terrenos de Marinha tem que pagar à União 5% do terreno incluindo as benfeitorias que fez na área. Minha emenda acabava com essas taxas sobre as benfeitorias. Imagina uma pessoa que constrói uma casa com seus recursos e tem que pagar à União também o percentual de 5% sobre tudo que fez no terreno. Foi a pessoa que pagou, é fruto do esforço, das economias, do sacrifício do cidadão. A minha emenda teve o objetivo de acabar com essa distorção, mas infelizmente foi vetada", lembrou Laércio.

A taxa de Laudêmio sempre foi uma luta do vice- prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, desde 2011 ele travou uma luta contra o valor cobrado, bem como era realizado o cálculo para se chegar ao denominador comum do que viria a ser um terreno considerado ‘Terreno de Marinha’.

“Com essa aprovação do Senado, eu fico imensamente satisfeito, porque agora sim a população pagará um valor menor e além disso outras vantagens, principalmente porque os municípios ganharão com esses repasses o que antes não acontecia. Acredito que os investimentos com esse retorno de parte do valor arrecadado dos terrenos de marinha localizados em cada município, será de extrema valia para os administradores públicos”, ressaltou Machado.  

A medida vai beneficiar mais de 470 famílias em todo o país, destas quase 100 mil moradores residem nessas áreas em 11 bairros na capital sergipana.

*Com informações da Agência Aracaju

Mais Notícias de Política
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF
Bruno spada/Câmara dos Deputados
06/08/2025  23h35 Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito
Presidente da Câmara diz que interesses pessoais não podem prevalecer
Ana Lícia Menezes/Arquivo PMA
06/08/2025  14h59 Presidente da Câmara denuncia remanejamento de verbas da saúde em Aracaju
Ricardo Vasconcelos acusa ex-prefeito Edvaldo Nogueira de remanejar recursos de emendas sem autorização

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado