Caranguejo Elétrico celebra 30 anos com desfile no Pré-Caju 2025
Bloco une tradição, sustentabilidade e inclusão em cortejo na Orla de Atalaia Variedades | Por F5 News 12/11/2025 15h21 - Atualizado em 12/11/2025 15h27 |O Caranguejo Elétrico celebra 30 anos de história neste domingo, 16, com um desfile especial que une tradição, sustentabilidade e inclusão no Pré-Caju 2025, na Orla de Atalaia, em Aracaju. Sob o comando de do grupo Armandinho, Dodô e Osmar, o cortejo promete reviver as origens do carnaval de rua e, ao mesmo tempo, reafirmar a atual identidade do bloco: ser um exemplo de festa popular aliada à consciência ambiental.
Criado em 1995 pelo produtor cultural Antônio Leite, o Caranguejo Elétrico nasceu com o propósito de conscientizar sobre a preservação dos manguezais e do caranguejo-uçá, ícones ambientais e culturais de Sergipe. Três décadas depois, o bloco mantém essa essência, agora ampliada por ações que unem sustentabilidade, inclusão social e valorização da cultura sergipana.
Pelo segundo ano consecutivo, o Caranguejo Elétrico desfila com um trio movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) — combustível que reduz em até 20% as emissões de CO₂ e diminui a liberação de poluentes na atmosfera. A iniciativa é fruto da parceria entre Eneva, Scania e VirtuGNL, consolidando o bloco como um símbolo de inovação ambiental dentro do circuito do Pré-Caju.
Com acesso gratuito e sem cordas, o Caranguejo Elétrico reforça também seu compromisso com a democracia e a acessibilidade na folia. Em 2025, o bloco contará novamente com a Ala Inclusão AJU, organizada pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef), que distribuirá 100 abadás para pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
Além da atração principal, o desfile contará com grupos culturais sergipanos, que levam para o circuito a diversidade e a força da cultura popular. A produção é da Villela Produções, empresa sergipana com 18 anos de experiência na realização de grandes projetos culturais e responsável pela produção do bloco nesta edição do Pré-Caju.
O Caranguejo Elétrico 2025 conta com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, reafirmando a força da produção cultural e o compromisso do evento com práticas responsáveis e inclusivas.
Fonte: Assessoria de imprensa
