Festival Latino-Árabe de Cinema estreia em Sergipe com programação inédita | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Festival Latino-Árabe de Cinema estreia em Sergipe com programação inédita
Evento ocorre de 14 a 16 de novembro no Cine Walmir Almeida e promove debates e exibições
Variedades 12/11/2025 09h43 |


Pela primeira vez em Sergipe, o Festival Internacional de Cinema Latino-Árabe (LatinArab) será realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, no Cine Walmir Almeida, em Aracaju. A programação reúne mostras de filmes árabes — com destaque para produções palestinas —, debates com diretores e pesquisadores e outras atividades culturais. O evento integra a Jornada de Solidariedade à Palestina, que promove discussões, oficinas e reflexões sobre a cultura e a resistência palestina e suas conexões com a sociedade brasileira.

Em sua 11ª edição, o LatinArab celebra 15 anos de intercâmbio cultural entre a América Latina e o mundo árabe, promovendo o diálogo por meio do cinema e das artes. Criado na Argentina, o festival se consolidou como um dos principais espaços dedicados à cinematografia árabe na região. Segundo o cofundador e codiretor Christian Mouroux, esta edição “marca um momento histórico, com uma programação ampliada que pela primeira vez inclui Argentina, Brasil, Chile e México, conectando nossas geografias através da linguagem universal do cinema”.

A abertura oficial do festival será na sexta-feira, 14, às 19h, com a exibição do filme “Palestina 36” (2025), da cineasta Annemarie Jacir, que retrata a vida de um jovem palestino durante o domínio britânico na década de 1930.

No sábado, 15, a programação inicia às 14h com o longa “A quem eu pertenço” (2024), da diretora Meryam Joobeur, que aborda laços familiares e tensões sociais no norte da Tunísia. Em seguida, às 16h, será exibido “Era uma vez em Gaza” (2025), de Tarzan e Arab Nasser, seguido de um debate com os pesquisadores palestinos Basil Faraj, Mai Al-Battat e Suzan Abdalwajjad, que discutirão o filme e o contexto político da Palestina.

O encerramento acontecerá no domingo, 16, a partir das 15h, com a exibição dos filmes “Os bastidores” (2024), de Alef Ben Mahmoud e Khalil Benkirane, e “Onde está o Iman?” (2024), de Abrar Qari, que também participará de uma conversa com o público sobre cinema e política.

Para o professor Geraldo Adriano Campos, do Departamento de Relações Internacionais da UFS e coordenador do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI-UFS), o festival “não se limita a exibir filmes, mas a contextualizar questões sociais, políticas e culturais dos países árabes, proporcionando ao público uma experiência mais profunda com as obras”.

O LatinArab é uma realização conjunta do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da UFS, do Instituto Ibrahim Abu Lughod da Universidade de Birzeit (Palestina), da organização CineFertil (Argentina) e outras instituições parceiras. A Jornada de Solidariedade à Palestina segue até o dia 23 de novembro, com uma série de atividades culturais e acadêmicas em Sergipe.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Divulgação
12/11/2025 10h48 Alexandre Peixe comanda ‘Feijoada, Pagode e Axé VIDAM’, neste sábado (15)
Assessoria
12/11/2025 10h03 Ação solidária converte lacres de alumínio em cadeiras de rodas para instituições
reprodução/redes sociais
12/11/2025 08h41 Empresário revela motivo da saída de Silvânia Aquino da Calcinha Preta
Ascom / Funcaju
11/11/2025 11h15 Centro Cultural de Aracaju abre mostra "Fragmentos Negros" Consciência Negra
Reprodução redes sociais
11/11/2025 09h59 Saída de Silvânia Aquino da Calcinha Preta repercute nas redes sociais
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado