Campanha pretende imunizar prematuros | F5 News - Sergipe Atualizado

Campanha pretende imunizar prematuros
Sociedade quer diminuir índices de hospitalização de bebês no primeiro dia de vida
Cotidiano 30/06/2011 09h45 |


A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) está lançando a segunda edição da Campanha Nacional “Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido. A campanha tem como objetivo conscientizar médicos e a sociedade sobre a importância da imunização adequada de prematuros com fim na redução da taxa de hospitalização de bebês prematuros no seu primeiro ano de vida.

 

Segundo dados mais recentes divulgados pela SBIM, em cerca de 10 anos a sobrevida do bebê prematuro aumentou de 60% para a 95%. Para a entidade o aumento da expectativa de vida se deve à evolução dos métodos de tratamento, tecnologia e mobilização preventiva.

 

Os dados revelam ainda que sete em cada 100 bebês que nascem no Brasil são prematuros. Destes bebês nascidos com idade gestacional inferior a 35 semanas, 15% são hospitalizados por conta do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por infecções respiratórias, como bronquiolite, pneumonia. O VSR, ainda pouco conhecido pela sociedade, é o principal agente de infecções respiratórias em crianças prematuras.

 

Para se ter uma ideia, o risco de complicação e a taxa de hospitalização - em decorrência da infecção pelo VSR - nestes bebês é de 10 vezes mais que os nascidos de gestações completas.

 

O neonatologista Renato Kfouri, Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) explica que os prematuros necessitam de atenção diferenciada quando se trata de imunização. Além das vacinas comuns aos bebês, eles precisam devem tomar vacinas como Hepatite B e se imunizar contra o VSR.

 

A proteção contra o VSR é indicada durante os meses de maior circulação do vírus que vai de março a setembro (devem ser aplicadas cinco doses ao longo de cinco meses). A campanha orienta ainda sobre a forma e periodicidade de imunização contra doenças como tuberculose, hepatite B, pneumonia, gripe, poliomielite, diarréia pelo rotavírus e as enfermidades cobertas pela vacina tríplice (tétano, difteria e coqueluche).

 

O calendário de vacinação para prematuros é diferenciado e está disponível no site da campanha (www.prematuroimunizado.com.br). Em Sergipe o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) fica no Hospital de Urgências de Sergipe.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Redes sociais/Reprodução
11/11/2025 17h45 Mulher trans acusa guarda municipal de transfobia na Câmara de Aracaju
Divulgação
11/11/2025 16h32 Cidade de Alagoas avalia trocar show da Calcinha Preta após saída de Silvânia
Azul Linhas Aéreas
11/11/2025 15h57 Governo de Sergipe e Azul lançam ações para fortalecer o turismo no estado
Reprodução/SSP
11/11/2025 15h50 Homem é preso por furtar refletores do letreiro "Eu amo Riachuelo"
Ascom Rogério Rodrigues
11/11/2025 15h33 Cirurgia bariátrica é grande aliada no controle e na remissão do diabetes
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado