Escurecimento de áreas do corpo: Por que acontece e o que fazer? | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Escurecimento de áreas do corpo: Por que acontece e o que fazer?
Depilação, inflamações e roupas apertadas são algumas das causas
Cotidiano | Por F5 News 26/05/2024 09h00 |


O escurecimento de áreas do corpo como axilas e virilha é uma preocupação comum na vida de muitas pessoas e pode afetar tanto a autoestima quanto o conforto pessoal. Esse problema pode ser causado pela junção de diversos fatores, incluindo fricção, exposição ao sol, depilação frequente, uso de desodorantes ou produtos irritantes, além de condições médicas como resistência à insulina.

No entanto, esse escurecimento é um problema tratável. Com a combinação certa de cuidados preventivos, intervenções dermatológicas, e tratamentos caseiros (que sejam aprovados por um especialista) a pele consegue voltar a ser saudável e uniforme. 

Para esclarecer o assunto, a dermatologista Valentina Priori, trouxe algumas orientações sobre como lidar com o escurecimento da pele nessas regiões:

- Causas e prevenções

Segundo a especialista, o escurecimento de determinados locais da pele ocorre devido a algum estímulo que aumenta o nível de melanócitos - que são células que dão cor à pele. “As principais causas de escurecimento dessas regiões são o atrito excessivo, como roupas apertadas, depilação, sobrepeso, inflamação no local, algumas doenças como diabetes e até mesmo gestação. Além disso, pessoas com a pele mais escura, com o fototipo alto, têm maior predisposição a esse escurecimento”, afirma Valentina ao F5News.

Para prevenir e tratar o escurecimento da pele nessas áreas, é essencial adotar medidas preventivas e buscar tratamentos adequados que não causem danos adicionais à pele. De acordo com a profissional, são recomendados a busca de métodos de depilação menos agressivos, como a depilação a laser, manutenção do peso saudável e escolha de roupas feitas de tecidos leves, para evitar o atrito e a irritação. 

- Tratamentos caseiros

O mais comum nos dias de hoje é a busca na internet por soluções caseiras para qualquer problema, porém, apesar de alguns ingredientes naturais ajudarem em alguns casos, é preciso que sejam usados com certa cautela.

“Temos que ter cuidado com os tratamentos caseiros que vemos na internet, principalmente aqueles com produtos como bicarbonato, substâncias botânicas, etc, pois podem acabar reagindo com a pele, gerar inflamação e até piorar o problema”, alerta a dermatologista.

No entanto, algumas dicas ainda podem ser consideradas úteis. A médica indica o uso do óleo de coco, por exemplo, uma substância natural conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, que além de reduzir o atrito nessas áreas, também pode ajudar a suavizar e prevenir a pele, proporcionando um cuidado adicional.

- Tratamento dermatológico 

Para resultados mais eficazes e seguros, é sempre importante consultar um profissional, especialmente se o problema de escurecimento da pele for persistente ou acompanhado de outros sintomas. Os tratamentos dermatológicos recomendados pelo profissional são sempre a melhor opção, pois são personalizados para as necessidades específicas de cada paciente e levam em consideração sua condição de saúde geral. 

A dermatologista destaca que, “Com acompanhamento profissional, há opções de cremes com ativos clareadores comprovados que podem ser utilizados para tratar o escurecimento da pele. E em alguns casos, o uso de tecnologias avançadas como o laser também pode ser recomendado para auxiliar no tratamento”, afirma Priori. 

Esses métodos, quando aplicados sob a supervisão de um dermatologista qualificado, podem proporcionar resultados mais eficazes e seguros, ajudando os pacientes a alcançarem uma pele mais saudável e uniforme.

Além disso, Valentina Priori também traz uma sugestão adicional para prevenir o escurecimento da pele em áreas de dobras e compartilha um alerta importante para a população. “A dica que eu dou é sempre hidratar bem a pele e utilizar vaselina nos locais de dobras para diminuir o atrito, principalmente ao realizar atividade física prolongada. E lembrando que o escurecimento rápido e sensação de pele “grossa” de regiões como axilas e pescoço pode indicar alguma doença hormonal, resistência à insulina e o dermatologista deve ser consultado para te ajudar no tratamento”, alerta.

Mais Notícias de Cotidiano
Redes Sociais
26/09/2025  11h25 Caso Danielle Barreto: laudo confirma presença de DNA masculino na vítima
Polícia Federal/SE
26/09/2025  10h40 Polícia Federal prende duas pessoas por contrabando no Aeroporto de Aracaju
SSP/SE
26/09/2025  09h51 Polícia Civil prende suspeito por assassinato de idoso em Itaporanga
Igor Matias
26/09/2025  08h31 Fundat anuncia vagas de emprego nesta sexta-feira (26), confira
Felipe Goettenauer/SES
26/09/2025  08h09 SES realiza capacitação de farmacêuticos para testes rápidos de ISTs
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado