UTI do Sertão começa a atender pacientes no Hospital de Glória
Regulação estadual marca o início da UTI no Alto Sertão sergipano Cotidiano 06/01/2026 10h54 |A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sertão, instalada no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, iniciou oficialmente seu funcionamento na última segunda-feira, 5. A nova unidade, entregue no último dia 29 de dezembro pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), regulou os dois primeiros pacientes, consolidando um novo momento para a saúde pública da região.
Os primeiros pacientes regulados para a unidade são um homem de 36 anos e uma mulher de 60 anos, encaminhados dos Regionais de Nossa Senhora do Socorro e de Estância. Ambos foram regulados pelo Complexo Regulatório para a UTI na segunda-feira, inaugurando o atendimento intensivo no sertão sergipano.
Com dez leitos, sendo um de isolamento, a UTI foi estruturada para atender pacientes adultos em estado grave, que necessitam de suporte avançado à vida. A unidade funciona em regime integral, 24 horas diariamente e integrada à Rede Estadual de Saúde e seguindo rigorosamente os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o médico intensivista e responsável técnico da UTI, Danilo Barbosa, o início das atividades representa um marco não apenas para o hospital, mas para toda a região. “Ficamos felizes com a regulação dos primeiros pacientes. A equipe está preparada e aguardando esse momento para iniciar, de fato, os trabalhos. Aqui, tratamos pacientes com disfunções orgânicas em estado crítico, mas potencialmente reversíveis, ofertando um tratamento de excelência, equivalente ao que seria prestado em Aracaju ou em qualquer outro centro do país”, destacou.
O médico explicou ainda que a assistência na UTI é contínua e personalizada. “Cada organismo responde de uma forma. Alguns pacientes evoluem mais rápido, outros demandam mais tempo, mas o importante é que estamos oferecendo o melhor cuidado possível, com uma equipe completa e assistência ininterrupta”, afirmou Danilo Barbosa.
A equipe da UTI é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem em regime de plantão permanente, além do acompanhamento diário de médicos diaristas e do suporte de outras especialidades médicas, conforme a necessidade clínica de cada paciente.
O coordenador médico da UTI, Matheus Izidório, ressaltou que o funcionamento da unidade segue os mesmos critérios das demais UTIs da rede estadual. “A UTI do Sertão funciona como qualquer outra UTI da Rede Estadual de Saúde. As transferências de pacientes são feitas exclusivamente pela Central de Regulação de Urgência (CRU), que tem autonomia para definir o destino dos pacientes de acordo com o perfil clínico e a complexidade de cada um”, detalhou.
Conforme o coordenador, é importante que a população compreenda o fluxo de acesso à UTI. “O paciente que dá entrada no Hospital de Glória, fica internado na área vermelha e necessita de UTI não é transferido automaticamente para esta unidade. A solicitação é feita ao sistema estadual, que avalia se o perfil do paciente é compatível com a nossa UTI ou com outra unidade do estado. Pela nossa localização e pelo perfil adulto geral, é provável que recebamos a maioria dos pacientes da região, mas sempre respeitando os critérios técnicos”, disse.
Para a superintendente do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, Everlyn Karla, o início do funcionamento da UTI representa a concretização de um sonho histórico para o sertão sergipano. “Não estamos apenas abrindo as portas de uma nova unidade: estamos iniciando um serviço que muda completamente o nível de assistência em saúde no sertão. A UTI do Sertão começa a operar com equipe preparada, estrutura adequada e integração total à rede estadual, garantindo mais agilidade, segurança e dignidade para a população que, por muitos anos, precisou se deslocar para a capital em busca desse tipo de atendimento”, enfatizou.
Com o início do funcionamento da UTI do Sertão, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória passa a integrar de forma ainda mais robusta a Rede Estadual de Atenção às Urgências e Emergências, ampliando a capacidade assistencial, reduzindo transferências para a capital e garantindo atendimento de alta complexidade mais próximo da população do interior.
Fonte: Governo de Sergipe
