Pescadores voltam a ter atraso na liberação de seguro-defeso em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Pescadores voltam a ter atraso na liberação de seguro-defeso em Sergipe
Mudança em sistema do INSS gera problemas para liberar o benefício
Economia | Por F5 News 06/02/2019 14h41 - Atualizado em 06/02/2019 16h35 |


Desde o final de 2018, o pagamento do seguro-defeso para pescadores está em atraso. O benefício, que equivale a um salário mínimo, serve como renda no período em que a pesca é proibida, de novembro a janeiro. Mas, por conta de mudanças no sistema do INSS, o seguro ainda não foi liberado.

Assim como em Sergipe, o problema afetou outros estados onde a atividade é realizada. Milhares de pescadores relatam que ainda não receberam o benefício. A parcela do defeso deveria ser paga em 15 de novembro; depois um novo prazo foi estipulado, até o dia 24 de dezembro. A nova data seria 8 de janeiro deste ano, mas novamente foi empurrado para 20 do mês passado.

Não é a primeira vez que pescadores sofrem com a demora na liberação do benefício. Em junho do ano passado, pescadores e marisqueiras do município de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju (SE), reclamaram do atraso no pagamento da segunda parcela.

O seguro é uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de defeso, são obrigados a paralisar a sua atividade para a reprodução das espécies. Sem trabalho, os pescadores - mais de 700 mil em todo o país - dependem do benefício ao longo do período.

Uma automatização no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo registro dos pescadores, e o bloqueio do registro manual teriam gerado o problema. De acordo com o INSS, houve instabilidade nos primeiros meses de implantação do processamento automático do benefício. A situação estava prevista para ser regularizada na segunda quinzena de janeiro.

De acordo com o órgão, as consultas continuam podendo ser feitas pelo aplicativo para celulares Meu INSS ou pelo site do INSS, e também pelo Portal Mais Emprego ou diretamente com a entidade representativa do pescador. 

Em último caso, a consulta para saber se as parcelas foram liberadas pode ser feita também pelo telefone 135, não sendo necessário se deslocar a uma unidade do órgão.

Foto: arquivo F5 News

Mais Notícias de Economia
F5 News
29/07/2025  11h15 Requerimentos ao Seguro-Desemprego em Sergipe diminuíram 9,6%, em junho
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Estado teve 4.404 trabalhadores solicitando o benefício durante o mês
Freepik
29/07/2025  09h39 Dólar abre estável na véspera da “superquarta” e com foco em tarifaço
No dia anterior, o dólar fechou em alta de 0,52%, cotado a R$ 5,59. Ibovespa, principal índice da B3, recuou 1,04%, aos 132,1 mil pontos
Washington Costa / Ministério da Fazenda
29/07/2025  07h45 Plano de contingência sobre tarifas dos EUA já foi apresentado a Lula
Segundo Haddad, o Brasil não sairá da mesa de negociações
Tânia Rego/Agência Brasil
28/07/2025  16h26 Tarifaço dos EUA pode encarecer alimentação em bares e restaurantes
Avaliação é da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do estado
Ascom BNB
28/07/2025  14h30 BNB financia R$ 420 milhões para custeio de milho em Sergipe
Produtores com novos financiamentos representam 31% do volume de crédito aplicado pelo BNB. Sergipe tem maior produtividade e quarta maior produção de milho do Nordeste

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado