Por que Sergipe pode se tornar um polo de produção de fertilizantes? | F5 News - Sergipe Atualizado

Desenvolvimento
Por que Sergipe pode se tornar um polo de produção de fertilizantes?
Estado tem a capacidade de produção anual de 4 milhões de toneladas
Economia | Por Will Rodriguez 02/08/2021 17h40 |


A indústria de fertilizantes de Sergipe tem pela frente um futuro dos mais promissores. Os investimentos privados atraídos pelo governo do Estado, associados às adequações de ordens logísticas e tributárias, devem reposicionar o estado no mercado nacional como um Polo de Fertilizantes. É a avaliação de especialistas ouvidos pelo F5News

Dois dos mais importantes passos para este processo de fortalecimento do setor foram concretizados nesta segunda-feira (2) com a inauguração da Unigel na planta outrora operada pela Fafen e o lançamento de um Plano Tributário, acompanhado da atualização dos normativos legais do Estado para a área de Petróleo e Gás. Confira aqui.

Atualmente, Sergipe desponta na produção local de dois dos três macronutrientes mais importantes na constituição de fertilizantes: o Nitrogênio (N) e o Potássio (K), e já iniciou as tratativas com investidores internacionais no sentido de viabilizar condições favoráveis para importação do Fósforo (P).

Projeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aponta que Sergipe possui, além da Unigel e Mosaic, mais oito plantas industriais/misturadoras que, somadas, possuem capacidade de produzir anualmente mais de 4 milhões de toneladas de fertilizantes, atendendo não somente o mercado sergipano, mas também vários outros estados do país, cuja demanda é ascendente. 

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), o consumo de fertilizantes cresce 4% ao ano no país, duas vezes a média mundial. O Brasil é o 4º maior consumidor do produto globalmente, mas ainda tem produção reduzida e importa 80% do que precisa.

Um plano de negócios contratado pelo governo do Estado aponta que Sergipe apresenta condições privilegiadas para receber os investimentos do setor. A meta inicial é alcançar o mercado regional do Nordeste. Segundo a análise da Mastersenso, empresa de consultoria empresarial, com uma proposta de captação de R$ 10 bilhões, o novo Polo de Fertilizantes deve ser concebido a partir da constituição de um Fundo de Investimentos.

Nesta segunda, o governo de Sergipe assinou um Protocolo de Intenções junto à Mastersenso, cuja finalidade é delimitar parâmetros para o desenvolvimento do Polo de Fertilizantes, visando projetos industriais e comerciais do setor de fertilizantes, defensivos e aditivos afins. Os mecanismos estabelecidos no documento buscam viabilizar os trabalhos por meio de parcerias estratégicas e de integração do setor.

“Está no nosso planejamento duplicar a fabricação de fertilizantes no estado, é uma luta nossa, o que é importante não só para o estado, mas para o país como um todo. Nossa missão é reduzir a  insegurança alimentar no Brasil, e Sergipe vai dar sua contribuição nessa linha ao ajudar na redução da dependência de importação de fertilizantes pelo país”, apontou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho. 

Nessa esteira, sendo o gás natural matéria prima de maior necessidade para o setor e com o advento da nova Lei do Gás, relatada pelo deputado federal Laércio Oliveira, Sergipe já conta com disponibilidade de gás natural proveniente da Bacia Sergipe-Alagoas, em quantidades superiores a 20 milhões de metros cúbicos/dia, além de um hub logístico de escoamento nos modais porto/ferro/rodoviários. 

“Temos as riquezas minerais no nosso solo, temos amônia, uréia, potássio e gás em abundância, tudo que a indústria precisa. Esse é o momento para o início do novo desenvolvimento no nosso estado e acredito que muitas indústrias de fertilizantes virão para Sergipe”, pontuou o deputado Laércio Oliveira. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Diego Souza
21/07/2025  14h29 Sergipe lidera crescimento nas vendas em bares e restaurantes em junho
Tânia Rêgo / Agência Brasil
21/07/2025  10h21 Consumo de IA no Paraguai faz Itaipu estudar construção de 2 turbinas
AdobeStock
19/07/2025  15h30 Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia
Roberta Aline/MDS
19/07/2025  09h30 Cerca de 1 milhão deixam o Bolsa Família em julho por aumento de renda
Freepik
19/07/2025  06h00 Entenda como fica o IOF após decisão de ministro do STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado