Qualidade e preço competitivo alavancam marcas próprias | F5 News - Sergipe Atualizado

Qualidade e preço competitivo alavancam marcas próprias
Economia 07/03/2012 11h46 |


 

Nos últimos anos, uma mudança significativa vem sendo percebida no comportamento das famílias que vão aos supermercados. Uma rápida olhada pelos carrinhos de compras é capaz de identificar a crescente adesão da população brasileira aos produtos de marca própria, que ganham cada vez mais espaço nas gôndolas e na mesa dos clientes.

No caso de alguns produtos, a diferença de preços entre a marca própria e as marcas de reconhecimento nacional pode chegar a 25%. Para o gerente de Marcas Próprias da Rede de Supermercados GBarbosa, Samuel Pereira de Ramos, o sucesso de vendas dos itens de marca própria nos supermercados brasileiros pode ser atribuído à união entre a qualidade dos produtos e os preços acessíveis.

"Para receber a nossa marca, os produtos passam primeiro por testes sensoriais e físico-químicos, onde eles são comparados com os líderes de mercado. Só o desenvolvemos quando temos a certeza da qualidade oferecida aos consumidores. Além disso, os fornecedores também passam por um processo rigoroso de auditoria de sua fábrica. Monitoramos desde a entrada da matéria prima até a saída do produto acabado", explica Samuel, ao acrescentar que o GBarbosa atualmente conta com 105 produtos de marca própria.

Aceitação

O gênero alimentício é um dos segmentos de maior aceitação por parte dos consumidores. O azeite marca própria, apresenta 0,5% de acidez importado diretamente de Portugal, além do pão de queijo GBarbosa, que é desenvolvido com uma formulação exclusiva. Por isso, o gerente de Marcas Próprias destaca também que alguns itens de fabricação própria já chegam a ultrapassar as marcas tradicionais.

"De acordo com dados da empresa de pesquisa Nielsen, nossa batata palito congelada tem saída na categoria superior à das marcas tradicionais. Outro exemplo muito interessante é quanto ao molho de tomate GBarbosa,no qual temos 15% de vendas, enquanto o mercado em geral tem 10,2%",acrescenta.

Tendência

Pouco a pouco, o mercado brasileiro de marcas próprias sai da antiga combinação de produtos de baixa qualidade com preços baixos e evolui para itens com qualidade garantida ao preço mais justo.

"Buscar novidades como a preferência por produtos mais saudáveis, orgânicos e importados faz muita diferença e ajuda a destacar ainda mais os produtos de marca própria nas gôndolas dos supermercados. Para se ter uma ideia, o mercado internacional de marcas próprias está muito mais maduro. No Reino Unido, por exemplo, temos registro de uma participação na venda na casa de 40%”, explica o gerente.

 

Mais Notícias de Economia
ASN/reprodução
02/07/2025  19h00 Banese prorroga prazo de contratação do Credi Junino até 31 de julho
Concessão do crédito não observa a margem consignável do interessado
Arquivo/Agência Brasil
02/07/2025  11h10 Indústria cresce 1,8% até maio, puxada pelas atividades extrativas
Indústria cai 0,5% em maio, mas extrativas sobem 9,4% e sustentam alta de 1,8% no ano
Freepik
02/07/2025  10h07 Dólar sobe com guerra do IOF, emprego nos EUA e pacote fiscal de Trump
No dia anterior, o dólar fechou em alta de 0,51%, cotado a R$ 5,461. Ibovespa, principal índice da Bolsa, subiu 0,5%, aos 139,5 mil pontos
Bruno Peres/Agência Brasil
01/07/2025  16h00 Pix tem novas regras antifraude a partir desta terça. Veja o que muda
Novas regras têm como objetivo assegurar a veracidade das informações
Assessoria de Comunicação
01/07/2025  16h00 Sergipano integra time de especialistas em livro sobre gestão no mercado imobiliário

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado