Sergipe não aparece entre destinos mais procurados em junho e julho
Cadeia produtiva projeta baixo movimento e cobra planejamento antecipado Economia | Por Will Rodriguez 26/06/2019 10h56 - Atualizado em 26/06/2019 16h21 |O estado de Sergipe ficou de fora da lista de destinos brasileiros mais procurados para os meses de junho e julho, segundo uma pesquisa inédita do Ministério do Turismo (MTur). A sondagem apontou os dez locais mais buscados para viagens nacionais durante o período de festas juninas e férias a partir de uma pesquisa feita com duas mil agências de viagens do país.
Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN), todas no Nordeste, lideram o ranking e a principal razão, segundo o levantamento, são as belezas naturais, já que 49% da demanda dos turistas é por destinos de sol e praia. Em seguida vem a procura por atrativos culturais e patrimônio histórico (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições, respectivamente. Outras três cidades nordestinas, duas na Bahia e uma em Pernambuco, também aparecem na lista.
Já no caso de Sergipe, apesar de conter todos os atrativos apontados pela pesquisa, nenhuma cidade aparece como opção para a maioria dos turistas. O apontamento da pesquisa é constatado na prática. Embora tenha registrado uma taxa de ocupação superior a 90% no feriadão de São João, a rede hoteleira de Aracaju estima que o mês termine com uma taxa de ocupação média de 50%, a metade do que já chegou a registrar em anos anteriores.
E as projeções da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) indicam que a reserva de leitos deve cair ainda cerca de 10% no mês de julho, uma situação que preocupa a cadeia produtiva do segmento. "Infelizmente, já largamos na corrida nas últimas colocações, com um evento sem planejamento e com pouca divulgação, muito diferente de destinos como Bahia e Alagoas", disse o presidente da entidade, Antônio Carlos Franco Sobrinho, em entrevista recente ao F5 News.
Para quem opera no setor, a receita para reverter esse cenário não possui mágica, mas demanda esforço do setor público, assim como dos empresários, que neste ano já articularam ações para promoção do destino e buscaram praticar tarifas mais competitivas. "Você tem que vender o turismo este ano já para o próximo ano, para que os hotéis e bares possam se programar, empresas de outros estados possam vender", afirmou o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel), Hamilton Santana, ao F5 News no começo do mês.
Consciente do forte impacto econômico que a atividade turística pode gerar, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enxerga a pesquisa como um balizador das políticas públicas na área. “Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta. O aumento da geração de empregos é realidade comprovada com esta pesquisa. O turismo no centro da agenda econômica proporciona isso”, afirma, ressaltando que a sondagem também apresentou a medição dos estados de origem de cada uma das agências.
Procurada pelo F5 News, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) disse ter realizado ações que resultaram na lotação dos hotéis da capital sergipana. A pasta cita a divulgação em um shopping da cidade de Salvador (BA), em maio. "No estande montado no centro de compras, além da exposição de artesanatos, degustação de comidas típicas e apresentação de artistas da terra, uma quadrilha junina se apresentou todos os dias mostrando a força de nossa cultura", detalhou.
A Setur também destacou a presença em feiras nacionais de turismo, realizando junto com a ABIH/SE a capacitação de agentes de turismo de várias cidades brasileiras no ano de 2018. A Secretaria também realiza em parceria com as Prefeituras de Aracaju e Estância uma ação promocional levando trio pé de serra e casais caracterizados no tema junino para a sala de desembarque do Aeroporto Santa Maria, "transformando o local em um verdadeiro arraial".
No mês de Julho, acrescentou a Setur, Sergipe voltará a receber o voo direto para Salvador e até o final do ano há previsão de outro voo para São Paulo (Viracopos), operado pela empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A, através da redução do ICMS do querosene de aviação concedida pelo Governo do Sergipe no último dia 13 de junho.


Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo

Mais da metade destes domicílios atingiram o prazo máximo de 24 meses na Regra de Proteção, medida que permite estabilidade econômica para que as pessoas deixem de necessitar do benefício social

Câmbio, crédito e previdência privada voltam a alíquotas anteriores

A destinação para a agricultura familiar avançou 363%

Pagamentos começam no dia 24 de julho e serão feitos diretamente na conta