Varejo sergipano aposta em liquidações para aquecer as vendas | F5 News - Sergipe Atualizado

Varejo sergipano aposta em liquidações para aquecer as vendas
Economia 04/01/2017 09h50 - Atualizado em 04/01/2017 10h11 |


Por Fernanda Araujo

Embora as vendas de Natal e Ano Novo tenham agradado aos lojistas sergipanos, começo de ano é sempre época de zerar o estoque. As lojas do varejo aracajuano já começaram as chamadas liquidações e a dar várias condições de pagamento para não deixar nada encalhado, aproveitando o intenso movimento de consumidores que aguardam esse período de promoções e saldões.

Todo início de ano alguns segmentos passam a ser menos procurados que outros, os que mais saem são os materiais escolares, que detém apelo maior por conta da volta às aulas; aqueles produtos do período anterior que não foram vendidos ficam estocados, mas não são impossíveis de serem comprados pelos consumidores, claro, se as lojas oferecerem aquele básico desconto.

Entre as estratégias de vendas, as liquidações e queima de estoque ajudam nesse período de sazonalidade. “vestuário e calçados, devido à chegada de coleção de verão, eles tentam tirar do estoque um pouco do que ficou no outono. Tentam tirar da prateleira o que seja de um período anterior”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Breno Barreto.

Essa semana os varejistas começaram a incrementar as vitrines, colocar materiais nas prateleiras com informativos nos balcões, banners e adesivos cheios de descontos promocionais. Já se podem encontrar produtos de 20%, 50% e até 70% de desconto, variando para cada segmento de marca.

“Ontem eu estava vendo que o Boticário colocou 40% de desconto, não é tão comum a loja fazer essa queima. Isso já é uma ação de venda, de queima de estoque, para incluír uma coleção que eles queiram colocar”, afirma Barreto.

O GBarbosa, uma das maiores redes de supermercados do estado, iniciou o saldão com 650 produtos em descontos de até 70%. A ação começa nesta quarta-feira (4) e vai até sábado (7), a partir das 6h, quando o cliente vai encontrar descontos em itens de mercearia, eletroeletrônicos, bazar, bebidas e perecíveis. Destaque especial para os produtos de Natal, como panetone, chester, peru e espumante, que chegam a quase metade do preço.

Na avaliação de Barreto, as lojas não devem ter muito estoque guardado em função do intenso movimento do centro comercial no fim de ano, mas para o que sobrou os lojistas têm pressa em chamar a atenção do cliente.

“Acredito que vai ser possível encontrar melhores condições de pagamento, talvez até no preço, mas vão ser peças talvez com números pequenos ou muito grandes, não vai ser o mesmo produto que são de pontas de estoque. São talvez até pequenas avarias, de cores e tamanhos pontuais, quantidades também pequenas”, avalia.

Se controle

Antes de sair comprando tudo em promoção, o consumidor deve tomar certos cuidados para não acabar na inadimplência. O controle é fundamental nesse momento para garantir a saúde financeira do mês -e até do ano. O site Meu Bolso Feliz orienta a encarar toda compra como uma ação planejada e estabelecer metas de longo prazo que impulsionarão na hora de economizar.

Além disso, só vá comprar quando tiver tempo e calma; pesquise em outras lojas, mas sem pressa. Avalie se o produto está com defeito ou é de exposição. Para evitar compra por impulso, saia de casa sem o cartão de crédito caso não tenha necessidade ou intenção de comprar. Pense muito bem antes de efetuar a compra, só compre o que planejou, nada de incluir no carrinho só porque estava baratíssimo. Avalie se pode, realmente, comprar aquele produto que está com um preço aparentemente barato. Até para comemorar alguma promoção de trabalho, é melhor não ir a lugares que induzam o consumo para que aquele dinheiro não faça falta no orçamento. 

Mais Notícias de Economia
Ascom/Sergas
26/08/2025  10h43 Gás natural traz redução de custos para setor produtivo
Combustível canalizado também assegura fornecimento contínuo e confiável, impactando na manutenção da produtividade e competitividade no mercado
Freepik
26/08/2025  10h05 Dólar oscila com reunião de Lula, prévia da inflação e “furacão Trump”
Na véspera, o dólar fechou em queda de 0,19%, cotado a R$ 5,415. Ibovespa teve leve alta de 0,04%, aos 138 mil pontos
 Marcelo Camargo / Agência Brasil
25/08/2025  10h22 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Estimativa para o PIB é 2,18% este ano
 Freepik
25/08/2025  09h30 Dólar abre em alta com Focus e “rescaldo” de falas de Powell nos EUA
Na última sexta-feira (22), o dólar fechou em queda de 0,95%, cotado a R$ 5,426. Ibovespa disparou 2,57%, aos 137,9 mil pontos
Freepik
23/08/2025  13h00 Tomar café sem açúcar revela mais que preferência, segundo psicóloga
Escolher o café puro pode indicar autoconfiança, autenticidade e resiliência, segundo a psicóloga Cibele Santos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado