“A orientação é preservar as vidas”, garante Déda sobre rebelião | F5 News - Sergipe Atualizado

“A orientação é preservar as vidas”, garante Déda sobre rebelião
“Mas não podemos permitir que facção criminosa tenha o controle", diz
Política 16/04/2012 13h41 |


Por Joedson Telles

Nesta segunda-feira, dia 16, o governador Marcelo Déda (PT), que reassumiu o governo, no último sábado 14, ao comentar a rebelião do presídio do bairro Santa Maria, assegurou que a sua orientação é preservar as vidas tanto dos reféns quanto dos próprios presos. “A ordem é retomar a normalidade do presídio, mas de forma cautelosa, negociando, conversando a partir de um principio básico: nós não queremos vítimas. Queremos preservar a integridade física de todos os que se encontram dentro do presídio, especialmente dos reféns: os policiais, funcionários e as famílias dos presos. Mas não podemos permitir que nenhuma facção criminosa tenha o controle de presídios em Sergipe. Neste ponto, o governo vai ser extremamente rígido”, destacou o governador.

Déda salientou ter informações oriundas de instituições externas sobre a situação, a exemplo do Judiciário e do Ministério Público do Estado. “E não há registro de que ali seja um centro de descumprimento dos direitos humanos. Pelo contrário, no Brasil inteiro é muito forte a referencia deste presídio como de segurança máxima melhor administrado. O que nós sabemos também é que há bandidos muito perigosos , que se utilizam dos motins para fazer dos outros presos massa de manobra com a intenção de dominar o presídio. E de impor dentro do presídio as normas de facção criminosa. O Estado não permitirá”, assegurou Déda.

Segundo o governador, o momento é de se ter paciência com o motim e se proteger os reféns. “Depois que os reféns forem liberados, o secretário de Justiça (Benedito Figueiredo), o dos Direitos Humanos, (Luiz Eduardo Oliva) e outras autoridades do Estado estão autorizadas a montar um grupo de trabalho para examinar uma por uma as reclamações dos presos. Se pudermos melhorar alguma coisa, nós melhoraremos, do ponto de vista dos Direitos Humanos, da integridade física dos presos do respeito aos visitantes. Em qualquer forma que possamos melhorar, nos melhoraremos. Mas não podemos amolecer em relação às regras que são exigidas num presídio de segurança máxima”, disse.

 

Mais Notícias de Política
Luanna Pinheiro/CMA
18/08/2025  17h14 CPI da SMTT inicia investigação sobre R$ 135 milhões em multas de trânsito
Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024
Divulgação
18/08/2025  10h52 TRE mantém posse do prefeito eleito de Capela até decisão final do TSE
O processo teve início durante o pleito de 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil
17/08/2025  09h59 “Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma
Reprodução/CNN
15/08/2025  15h48 Trump e Putin desembarcam no Alasca para discutir guerra na Ucrânia
Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado