Ancine rejeita projeto de filme sobre FHC: “Aproveitamento político”
Segundo agência, obra dá margem a promoção pessoal do ex-presidente da República Política | Por Metrópoles 14/07/2021 11h00 |A diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) indeferiu um projeto de documentário sobre o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) intitulado “O Presidente Improvável”. Essa informação foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e confirmada pelo Metrópoles.
A decisão foi tomada na semana passada pelo diretor-presidente substituto, Mauro Souza, e pelo diretor substituto Edilásio Barra.
Eles decidiram pelo indeferimento da aprovação do projeto, “considerando que este, ainda que para fomento indireto, isto é, com renúncia de receita pública, dá margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente da República homenageado no documentário, com o notório aproveitamento político, às custas dos cofres públicos, o que, perpendicularmente, conspurca os princípios, dentre outros, da moralidade administrativa e da impessoalidade, subvertendo, por óbvio, a política pública de fomento ao setor audiovisual”.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5News.





