Antônio Bittencourt vai liderar a base governista na Câmara de Aracaju
Política 02/01/2017 14h52 - Atualizado em 02/01/2017 16h16 |Por F5 News
Embora os trabalhos legislativos só devam começar em 15 dias, a composição das bancadas para esta legislatura na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) já começou a ser definida. Nesta segunda-feira (2), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) confirmou que o vereador Antônio Bittencourt, seu correligionário, será o líder da base aliada.
O professor Bittencourt foi eleito com 2.287 votos e assume o seu primeiro mandato no Poder Legislativo Municipal. Ele chegou a cogitar disputar a presidência da CMA, mas recuou para dar lugar a um arranjo entre os partidos que elegeram Edvaldo que indicaram a chapa única encabeçada pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), eleita por 15 dos 24 parlamentares. Os demais preferiram se abster.
O prefeito Edvaldo Nogueira deverá governar com uma base aliada menor do que a do ex-prefeito João Alves Filho (DEM), seu antecessor. A partir deste ano, a situação deve contar com pelo menos 11 parlamentares, mas a bancada pode aumentar porque dois vereadores eleitos pela oposição já sinalizaram a possibilidade de aderir ao grupo governista, o Palhaço Soneca (PPS) e Juvêncio Oliveira (DEM), este último já está de malas prontas para o PMDB, do governador Jackson Barreto.
A oposição deve ser composta por oito parlamentares e a liderança caminha para ficar a cargo do vereador Elber Batalha (PSB) que está retonando ao parlamento. Já os vereadores Kitty Lima e Américo de Deus, ambos da Rede Sustentabilidade, receberam do partido a orientação de manter uma postura independente.
Pela frente, o prefeito Edvaldo Nogueira, que já adiantou que tratará pessoalmente da articulação política, terá a missão de aprovar projetos como a revogação da revisão da base de cálculo de Aracaju, o plano diretor e o reajuste da tarifa de ônibus, por exemplo.
Esse último ainda não começou a ser discutido diretamente, mas segundo F5 News apurou, as empresas estariam insatisfeitas por terem terminado 2016 sem recomposição no valor da passagem.


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet