Cidadãos têm até maio de 2022 para regularizar o título de eleitor
Serviço já está sendo realizado por meio do Tribunal Superior Eleitoral Política | Por Letícia Oliveira 15/11/2021 07h30 |Os cidadãos já podem regularizar a situação eleitoral, para votar nas eleições de 2022. O prazo começou este mês e continua até dia 4 de maio do ano que vem. A regularização dos documentos poderá ser feita por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o prazo também é válido para aqueles que desejam solicitar a emissão da primeira via, atualização do documento ou transferência.
O ideal é a verificação de multas ou débitos, antes das alterações. Nesse caso, basta gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento, e aguardar que a Justiça Eleitoral confirme a quitação do débito.
De acordo com a Lei Eleitoral (Lei nº 9.504 / 97-art. 91), o cadastro eleitoral deve ser encerrado no dia 4 de maio, 150 dias antes da eleição. Durante esse período, não podem ser feitas alterações ao recenseamento eleitoral e apenas é permitida uma cópia. Esse processo é importante para que o tribunal eleitoral tenha um conhecimento mais preciso do universo de eleitores que potencialmente participara do pleito.
Sobre a Documentação
Para realizar o cadastro no site do do TRE é necessário anexar os seguintes documentos.
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
-Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver).
A finalização do requerimento é feita quanto todos os documentos passarem por análise.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral
Letícia Oliveira é estagiária sob supervisão da jornalista Aline Aragão





