CPI da Covid pode convocar Edvaldo para depor sobre Hospital de Campanha
Investigação da PF identificou indícios de fraudes na licitação da PMA de R$ 3,2 mi Política | Por Will Rodriguez 25/05/2021 11h30 - Atualizado em 25/05/2021 11h49 |Com base em relatórios elaborados em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), os investigadores da Polícia Federal identificaram indícios de direcionamento da licitação, sobrepreço de alguns itens e também falhas técnicas na execução do projeto da unidade emergencial destinada aos pacientes com covid-19, que custou R$ 3,2 milhões.
“Estamos acompanhando essa situação do Hospital de Campanha de Aracaju desde o começo. Após analisar os contratos, identificamos incoerências e inconsistências, e em junho de 2020 protocolamos um pedido de investigação no Ministério Público Federal", afirma o senador Alessandro.Embora a prerrogativa para investigação de ações dos Municípios e Estados seja das respectivas Casas Legislativas, o escopo da Comissão definiu que os gestores locais poderiam ser convocados para prestar informações sobre a aplicação de recursos da União, que está na esfera de abrangência do Senado.
O F5 News procurou o prefeito Edvaldo Nogueira, mas ele não se manifestou até a publicação desta notícia. Em ocasiões anteriores, a PMA negou as suspeitas. A Procuradoria Geral do Município (PGM), por exemplo, disse ter identificado inconsistências no procedimento de investigação construído em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU).
“Não houve licitação. Se não teve licitação, não há como ter favorecimento. A Lei autoriza a contratação direta do prestador de serviço, mas a Secretaria da Saúde cotou o preço com nove fornecedores e fez um chamamento público. Eu desafio qualquer um a demonstrar ato de corrupção”, afirmou em julho passado o procurador Sidney Cardoso, para quem a investigação em curso na Polícia Federal configura ‘injustiça’ para com os servidores municipais da Saúde.
Também em julho de 2020, o prefeito Edvaldo Nogueira declarou que a contratação da empresa e a composição da estrutura do Hospital de Campanha de Aracaju ocorreram com ‘lisura, ética e transparência’.
Outros gestores
Também devem ser convocados todos os governadores e prefeitos de capitais onde ocorreram operações da Polícia Federal e Ministério Público Federal.
Requerimentos Governadores e respectivas Operações
Governo do Amapá (AP) - Virus Infectio
Governo do Amazonas (AM) - Sangria
Governo do Distrito Federal (DF) - Operação Falso Negativo (MPDFT)
Governo do Pará (PA) - Para Bellum
Governo do Rio de Janeiro (RJ) - Placebo
Governo do Rio Grande do Sul (RS) - Operação Camilo
Governo de Rondônia (RO) - Operação Ductil
Governo de Roraima (RR) - Desvid-19
Governo de Santa Catarina (SC) - Pleumon
Governo do Tocantins (TO) - Personale
Prefeituras
Prefeitura de Aracaju (SE) - Serôdio
Prefeitura de Fortaleza (CE) - Dispnéia
Prefeitura de Macapá (AM) - Fiel da Balança
Prefeitura de Recife (PE) - Casa de Papel
Prefeitura de Rio Branco (AC) - Assepsia
Prefeitura de São Luis (MA) - Cobiça Fatal
Prefeitura de SP (SP) - Nudus





