Edvaldo anuncia equipe de transição até começo da próxima semana
Política 09/11/2016 17h28 - Atualizado em 09/11/2016 18h43 |Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez
A comissão de transição da nova gestão municipal de Aracaju (SE) ainda está sendo montada. A assessoria do prefeito eleito, Edvaldo Nogueira (PCdoB), afirma que a equipe ainda está sendo configurada e, portanto, os primeiros nomes só deverão ser anunciados entre a sexta-feira (11) e segunda-feira (14).
Segundo recomendação do Tribunal de Contas do Estado, uma medida também do Ministério Público do Estado, as comissões das prefeituras deveriam ter sido formadas até segunda-feira, 31 de outubro.
Nesta quarta-feira (9), Edvaldo e a futura vice-prefeita, Eliane Aquino (PT), visitaram os conselheiros da Corte de Contas e afirmaram que pretendem seguir as recomendações acerca a transição de gestões.
“Estamos vendo as dificuldades que a prefeitura está enfrentando, a falta de pagamento dos servidores e fornecedores, as questões relativas ao lixo e à saúde. Minha intenção é tomar pé e o mais rápido possível buscar resolver estes problemas", disse Nogueira.
Aquino considerou importante a abertura de diálogo com o órgão de controle. Segundo a vice, a meta é construir uma gestão baseada no diálogo. “Essa parceria do poder público com os órgãos de controle é fundamental, principalmente quando a gente quer fazer uma gestão com muita transparência e que a participação de todos seja um grande marco no município de Aracaju", destacou.
Os futuros gestores terão pela frente uma pauta extensa de demandas urgentes. A regularização do pagamento do funcionalismo e na prestação de serviços básicos como a limpeza urbana, além do pagamento de fornecedores que cobram dívidas milionárias, são parte do legado da gestão de João Alves.
Por outro lado, a atual gestão já começou os cortes e no mês passado adotou uma série de medidas para enxugar os gastos da máquina pública a fim de entregar a Prefeitura com as contas em dia.
Segundo a assessoria, semana passada Edvaldo tentou entrar com em contato com prefeito João Alves Filho (DEM), mas não conseguiu. Posteriormente conseguiu contato nesta semana com a secretária de Governo da atual gestão, Marlene Calumby.
A comissão tem o objetivo de garantir a observância dos princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal, motivada pela necessidade de adoção de procedimentos administrativos e legais quando da transição de governo, "de modo a não inibir, prejudicar ou retardar ações e serviços em prol da comunidade, evitando a descontinuidade administrativa no município".
Foto: Cleverton Ribeiro /TCE


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet