Eliane Aquino será primeira vice-prefeita de Aracaju em 20 anos
Política 31/10/2016 09h34 - Atualizado em 31/10/2016 10h13 |
Por Will Rodriguez e Giovane Mangueira
O resultado do segundo turno da eleição de Aracaju, neste domingo (30), trouxe um fato inédito para o cenário político. Em 20 anos, é a primeira vez que a capital sergipana terá uma mulher ocupando o cargo de vice-prefeita. Eliane Aquino (PT), viúva do ex-governador Marcelo Déda (1960-2013), assume a partir de janeiro o seu primeiro cargo eletivo.
Considerada durante toda a campanha como um dos pontos fortes da coligação de centro-esquerda, Eliane sempre foi o nome mais cogitado para compor chapa com Edvaldo Nogueira (PCdoB). Em entrevista ao F5 News após a vitória, a petista disse que pretende participar ativamente da próxima gestão.
“Teremos um papel fundamental de resgatar todos os serviços da prefeitura, a nossa cidade foi abandonada durante quatro anos e agora o objetivo é fazer com que os serviços que ela possui cheguem com qualidade para população”, disse Aquino.
Acompanhando o discurso do seu aliado, a fotógrafa revelou que os primeiros meses de gestão devem priorizar a saúde no município. “Se não tivermos saúde, a gente não tem nada”, resumiu.
Eliane acredita ser importante deixar de lado o que ela chama de jogo político, a fim de somar esforços para alcançar o desenvolvimento da capital.
“Chega de mentiras, chega de ódio. Agora nós não somos mais prefeito e vice-prefeita de quem votou, nós somos prefeito e vice de toda população de Aracaju. Quero fazer um grande chamamento para um pacto pela cidade. Precisamos estabelecer a paz no nosso município e, assim, conseguirmos governar para todo aracajuano”, concluiu Eliane.
O maior padrinho da chapa Edvaldo-Eliane, foi o governador Jackson Barreto, do PMDB. Os três partidos estão unidos em Sergipe desde 2006, quando o petista Marcelo Déda foi eleito governador.
Vice-prefeitos de Aracaju
2012 - José Carlos Machado
2008 - Silvio Santos
2000 e 2004 - Edvaldo Nogueira
1996 - Evandro Sena
*Colaborou Carolina Souza


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet