Fames reúne prefeitos de SE eleitos para discutir sobre administração pública
Política 02/12/2016 12h48 - Atualizado em 02/12/2016 14h24 |Por Ana Rolemberg
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) realizou na manhã desta sexta-feira (02) o seminário "Construindo o futuro: os caminhos para uma gestão pública eficiente", destinado a todos os prefeitos eleitos e reeleitos de Sergipe no último pleito. O evento ocorreu no Hotel Mercure e reuniu diversos parlamentares, com objetivo de discutir a administração pública, a gestão em excelência, o desenvolvimento regional e programas e políticas publicas.
O advogado Jorge Elias ofereceu instruções de como o gestor pode conseguir recursos para o município através de convênios com os governos federal e estadual. "O país atravessa a pior crise financeira, a mais duradoura, e isso tem refletido na arrecadação dos municípios, a arrecadação do município está caindo, alguns estão sem a condição de cumprir as suas obrigações de pagamento de folha, então o convênio é a oportunidade do gestor executar ações que são essenciais ao município e que ele não consegue fazer com o recurso próprio”, diz o advogado.
Para o presidente da Fames , Marcos José, os prefeitos precisam sair em busca de recursos para os respectivos municípios. “Se viver só de atender ao povo , vai ser muito difícil de administrar, espero que os próximos prefeitos eleitos e reeleitos procurem ter criatividade para construir um futuro melhor.” , afirma Marcos.
O prefeito eleito de Poço Verde, Igor Oliveira, antecipou que pretende cortar alguns gastos. “Estamos vivendo uma grave crise, principalmente no município de Poço Verde, têm desde julho funcionários em greve, salários atrasados, vivendo realmente um problema emergente; o juiz bloqueou as contas, recentemente conseguiu atualizar os pagamentos e as pessoas vão voltar às aulas segunda-feira.Temos diversas problemáticas, uma delas é o corte, temos que fazer cortes nos cargos de comissão para poder colocar os efetivos para trabalhar e executarem, porque se eles forem concursados para determinadas áreas, eles vão ter que mostrar as suas habilidades para gente poder trabalhar com menos, sem precisar estar fazendo contratações “, disse o prefeito.


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet