Governadores discutem construção de ponte entre Sergipe e Alagoas
Política 28/11/2016 08h08 |O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), se reuniu com o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), na última sexta-feira (25), para propor a construção de uma ponte na divisa entre os dois estados. A proposta da obra é fomentar o turismo no litoral norte sergipano e a região Sul de Alagoas. A ponte deve ser erguida com recursos federais e executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Durante a audiência, o governador Jackson Barreto apresentou a proposta de construção de uma ponte ligando os municípios de Brejo Grande e Piaçabuçu, em Alagoas. Na avaliação do chefe do Executivo, a construção vai trazer impacto significativo na economia da região, aumentando o fluxo turístico da região e reduzindo custos com transporte da produção nos dois estados. O empreendimento também deve melhorar o escoamento da produção agropecuária dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco, especialmente o transporte da safra de arroz.
O projeto prevê a construção de uma ponte com extensão total de 2.800 metros e orçamento de R$ 410.000.000,00. Para o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte ligando Brejo Grande e Piaçabuçu aumentará o potencial econômico e turístico de ambos os estados. “Aquela região possui belas praias ainda pouco exploradas, o Pantanal de Pacatuba, a Ponta dos Mangues, entre outros locais desconhecidos e ainda possibilitará que a distância entre Aracaju e Maceió fique em torno de 220 km, 40 km a menos do que se ela for construída entre Neópolis e Penedo”, enfatizou.
Renan Filho assegurou que vai analisar o projeto. “O governador Jackson é um amigo de longa data e certamente vamos encontrar um entendimento. Vou analisar a demanda apresentada hoje com muito carinho”, confirmou o governador alagoano.
Ponte Neópolis-Penedo
No último dia 17, Renan Filho recebeu do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o projeto executivo da obra – instrumento imprescindível à fase de licitação pública para construção da ponte, antigo anseio da região.
O projeto foi realizado pela Codevasf com investimento de R$ 2,3 milhões, oriundo do Orçamento Geral da União por meio de emendas parlamentares destinadas à Codevasf pelo então deputado federal Renan Filho. O documento detalha os serviços de engenharia necessários à implantação, melhoramentos, pavimentação e obra de arte especial, inclusive estudos e projetos ambientais, nas rodovias estaduais AL-225 e SE-335, no trecho que compreende os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE).
*Com Agência Sergipe


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet