Luciano Bispo consegue reverter decisão que o afastou da Alese
TSE aprova registro de sua candidatura como deputado estadual Política 06/09/2016 23h58 - Atualizado em 07/09/2016 00h10 |Por F5 News
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (6), por unanimidade, o registro de candidatura apresentado por Luciano Bispo (PMDB) ao cargo de deputado estadual por Sergipe. Com essa decisão, o peemedebista fica livre para reassumir a cadeira e a presidência na Assembleia Legislativa (Alese), que ele deixou em julho deste ano por recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).
Bispo teve o registro de candidatura cassado pelo TSE porque as contas de sua gestão enquanto prefeito do município de Itabaiana fora rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). O registro foi contestado no TSE pela Coligação "Digo Sim Sergipe" e pelo Ministério Público, que alegavam haver irregularidade envolvendo uso dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Para a relatora ministra Luciana Lóssio, “em que pese a inquietação no que toca à suposta irregularidade de uso dos recursos do Fundef, não há nada concreto, e no parecer do órgão técnico também não foi apontado nada”. A relatora indicou que o Plenário adaptasse a sua decisão ao precedente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidido no RE 848226, deferindo o registro de candidatura do deputado.
*Com TSE


Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024

O processo teve início durante o pleito de 2024

Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes

Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia