Militares cogitam a candidatura do sargento Vieira para vereador
Expulsão da PM o liberaria para fazer cobranças à corporação Política 12/04/2012 15h39 |
Por Márcio Rocha
Depois da decisão do Conselho Disciplinar da Polícia Militar, que resultou na expulsão do sargento Jorge Vieira da corporação, os militares das associações unidas estão estimulando uma pré-candidatura do sargento reformado para disputar uma das 24 vagas da Câmara Municipal de Aracaju.
A possibilidade estava sendo considerada desde o ano passado, quando o militar confirmou estar filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), com a intenção de fortalecer o grupo político liderado pelo prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique. Entretanto, com a sua exclusão da PM, os líderes de associações querem que Vieira dispute o pleito e faça a categoria dos policiais militares ter mais uma voz para defendê-los.
Para o deputado estadual Samuel Barreto, capitão da PM, a participação de Vieira na vida pública é importante para o fortalecimento da categoria e, com a sua atuação em defesa dos interesses dos policiais, muitos avanços poderiam se concretizar.
“Se o sargento Vieira sair para a disputa de uma vaga de vereador, uma certeza que temos é que será mais um nome de coragem e garra para defender a polícia no âmbito das questões municipais. A categoria ganhará mais força para defender seus interesses e buscar a melhoria das condições de trabalho e estrutura para os policiais militares. Vejo com bons olhos a possibilidade de ele ser candidato”, disse o capitão Samuel.
O presidente em exercício da Associação dos Militares de Sergipe, sargento Edgard Menezes, declarou que os policiais dependem de muitas coisas relativas ao Município. “A participação de um PM na Câmara Municipal é muito importante para a categoria. Eu acredito que teremos muitas chances de melhoria na categoria se tivermos um vereador da classe. O nome do sargento Vieira é o mais capacitado, pois agora que ele foi expulso da PM poderá cobrar do comando, das autoridades competentes e legislar em favor da categoria, sem temer retaliação do comando. Quem ganhará com um vereador da categoria é a polícia militar, seu corpo de trabalhadores”, comentou Edgard.
O processo de pré-candidatura do sargento Jorge Vieira está em formulação e discussão. Para ser candidato, ele precisa ter o nome aprovado em convenção partidária e prestar contas de todas as obrigações eleitorais. Vieira foi contatado pelo F5 News para falar sobre a proposta, entretanto, preferiu não se pronunciar a respeito.


Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024

O processo teve início durante o pleito de 2024

Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes

Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia