Novo presidente da CMA é a favor do reajuste dos vereadores
Política 09/01/2017 13h14 - Atualizado em 09/01/2017 14h55 |Por Fernanda Araujo e Will Rodrigues
O vereador Josenito Vitale, Nitinho (PSD), novo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, reafirmou que é a favor do reajuste dos salários dos parlamentares - um aumento de quase R$ 19 mil por mês que foi bastante discutido no final do ano passado.
Em entrevista ao F5 News nesta segunda-feira (9), Nitinho, que votou a favor do aumento, projeto aprovado em maio de 2016, disse ser consciente do seu papel na Casa e que continua sendo a favor.
“Nunca dei o pé para trás. O aumento é constitucional, constantemente servidores públicos de todo o país, no nosso Estado, Município, estão reivindicando seus aumentos, seus ganhos e claro que naturalmente nós também merecemos”, afirmou o presidente.
Para ele, o momento é adequado já que amparado na Lei. “Temos que aumentar seis meses de um pleito para outro o salário do vereador e digo que o aumento de um ano para outro é de 6% na prática”, disse.
Quando o aumento foi divulgado, apenas seis meses após a aprovação do projeto, a justificativa apresentada pelo presidente foi de que os vereadores só recebem aumento a cada quatro anos e o percentual concedido está de acordo com a previsão constitucional de que a remuneração dos vereadores corresponda a 75% do valor recebido pelos deputados estaduais.
Nitinho diz que não tem porque criar tumulto, já que tudo foi feito às claras. “A própria sociedade vive diariamente na Câmara reivindicando seus direitos, conversando com os vereadores, fazendo seus projetos pessoais. O projeto não foi votado às escuras, foi votado com nossa presença naquela Casa, não sei porque não divulgou na época. Temos vereadores da oposição que votaram contrários e também não se divulgou na época. Então não tem porque estar receoso com essa questão”, acrescenta.
Enquanto isso, o requerimento que revoga o reajuste salarial, apresentado pelo vereador Iran Barbosa (PT), sequer entrou em discussão na Casa. Nitinho se compromete, porém, a discutir o assunto com a maioria da bancada, que deve definir se colocam ou não o requerimento em plenário.
Foto: Ascom/CMA


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet