Projeto Ministério Público pela Educação será implantado em Sergipe
Política 03/07/2015 14h35 |O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado (MP-SE) lançaram, nesta quinta-feira (02/07) o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). A meta é implantar o projeto em todos os municípios, tornando Sergipe o primeiro Estado do Brasil com atendimento integral do MPEduc.
A solenidade de lançamento contou com a presença da procuradora-chefe do Ministério Público Federal em Sergipe, Lívia Nascimento Tinôco, do procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida, do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach, do promotor de Justiça Alexandro Santana, além de prefeitos e secretários de educação de diversos municípios.
O principal objetivo do MPEduc é estabelecer o direito à educação básica de qualidade. Para alcançar a meta, o projeto prevê diversas etapas entre coleta de informações, realização de audiências públicas, visitas às escolas, entre outras. Depois de traçado o diagnóstico das condições das escolas públicas, o Ministério Público vai cobrar soluções dos gestores e autoridades responsáveis.
O procurador-geral de Justiça destacou que a intenção principal é tornar o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal mais presentes nas escolas e no interior do Estado. “O apoio da chefia do MP-SE será total e integral para que o projeto possa ir a cada escola do Estado de Sergipe”.
Já a procuradora-chefe do MPF/SE, Lívia Nascimento Tinôco, destacou que esta será uma oportunidade de conhecer mais de perto os problemas da educação no Estado, com atenção especial às especificidades das escolas indígenas e quilombolas e à questão da acessibilidade para pessoas com deficiência. “O projeto nos levará a uma experiência inigualável para a educação de Sergipe”, destacou.
Próximas ações - Nos dias 03 e 14 de julho, o procurador Ramiro Rockenbach e o promotor Alexandro Sampaio Santana dão continuidade às ações do MPEduc. No dia 3, eles se reúnem com integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE). E no dia 14, o encontro será com os membros dos Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB).
Nessas ocasiões, realizadas em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), será apresentado o MPEduc aos conselheiros e conselheiras e discutidas estratégias para que controle social e Ministérios Públicos possam atuar em parceria para garantir uma educação de qualidade nas escolas públicas sergipanas.
Da assessoria


Corte entendeu que não houve comprovação de vínculo familiar que configurasse inelegibilidade reflexa; decisão foi unânime

Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF, se reuniu com o vice-presidente na manhã desta segunda-feira (28/7)

Projeto foi debatido na CCJ com o relator, Marcelo Castro, em 9 de julho, mas votação foi adiada

Ministro entendeu que a violação foi um ato "isolado"

Pastor declara que a ex-primeira-dama é uma entre várias lideranças da direita