Reforma: Maria apoia maior participação de mulheres na política
Política 09/07/2015 20h59 |A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada ontem (8) pela Comissão Temporária de Reforma Política que visa aumentar a participação feminina no processo político-eleitoral do país.
De acordo com o texto, pelo menos 10% das cadeiras em todas as Casas Legislativas serão reservadas às mulheres nas primeiras eleições após a promulgação da emenda. Esse percentual deve crescer nas eleições seguintes: 12% na segunda e 16% na terceira, conforme a PEC, de autoria da senadora Marta Suplicy (SP).
“Infelizmente, ainda, há muita resistência por parte das mulheres em participar da política, mas precisamos quebrar essa tabu e estimular essas mulheres, que têm muito a contribuir, a sair da zona de conforto e vir para as instâncias partidárias, discutir e propor projetos que garantam melhoria para a sociedade, bem como políticas públicas eficientes e eficazes”, defendeu Maria, primeira (e única) sergipana a ser senadora da República, reeleita pela terceira vez consecutiva.
Para ela, as mulheres têm muito a contribuir com o país. “Já avançamos, mas precisamos mais. Não podemos desconsiderar o fato de sermos maioria do eleitorado e nem de estarmos ocupando funções diretivas e de destaque - mesmo que de forma desigual - nas iniciativas pública e privada”, destacou a parlamentar democrata.
Da assessoria


Corte entendeu que não houve comprovação de vínculo familiar que configurasse inelegibilidade reflexa; decisão foi unânime

Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF, se reuniu com o vice-presidente na manhã desta segunda-feira (28/7)

Projeto foi debatido na CCJ com o relator, Marcelo Castro, em 9 de julho, mas votação foi adiada

Ministro entendeu que a violação foi um ato "isolado"

Pastor declara que a ex-primeira-dama é uma entre várias lideranças da direita