Resolução imprime celeridade à investigação de crimes eleitorais
Política 25/01/2012 11h22 |
Atendendo a um pedido da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) editou uma resolução sobre a tramitação direta de inquéritos policiais no âmbito da Justiça Eleitoral. Com isso, espera-se aumentar a celeridade na conclusão de investigações sobre crimes eleitorais.
A resolução prevê que o registro e o encaminhamento dos inquéritos policiais à PRE/SE e aos promotores eleitorais sejam feitos sem a necessidade de ordem judicial. A desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira explica que esta forma de tramitação permite um controle mais célere do procedimento investigatório no âmbito da Justiça Eleitoral.
Este tipo de tramitação já é utilizada pelos Tribunais Eleitorais de São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas e Goiás. Para o procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, a medida é importante para acelerar a apuração de crimes eleitorais e propiciar que os promotores eleitorais atuem com maior rapidez em prol da lisura do processo eleitoral.


Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024

O processo teve início durante o pleito de 2024

Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes

Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia