Rogério Carvalho é criticado por voto favorável às mudanças na emenda do relator | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Rogério Carvalho é criticado por voto favorável às mudanças na emenda do relator
Senador sergipano foi único petista que votou a favor da proposta no Senado Federal
Política | Por F5 News 30/11/2021 11h35 - Atualizado em 30/11/2021 17h18 |


O voto favorável do senador Rogério Carvalho (PT-SE) ao Projeto de Resolução que altera as regras das emendas de relator no Orçamento (emendas RP9), limitando o volume de recursos e obrigando a identificação dos autores, não foi bem recebido nem mesmo entre os seus aliados. O petista, que lidera a bancada do partido no Senado, tem sido alvo de uma enxurrada de críticas pelo apoio à matéria, chamada nas redes sociais de Orçamento Secreto.

Da bancada sergipana, além de Rogério, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) votou pela aprovação. O senador Alessandro Vieira (Cidadania) se manifestou contrário por defender que os solicitantes de emendas RP9 em 2020 e 2021 também precisam ser identificados.

O voto de Rogério repercute negativamente por ter sido o único da bancada petista a favor do Projeto, contrariando inclusive o encaminhamento da sigla. “A orientação do Partido dos Trabalhadores foi de obstrução e voto contrário ao orçamento secreto. A posição do senador Rogério é de caráter pessoal, pela qual deve se manifestar”, postou o partido nas redes sociais.

O petista informou que se manifestaria sobre a questão nesta terça-feira (30) durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça. "Propus a extinção das emendas de relator antes mesmo da votação de ontem, no Orçamento de 2021. Mantenho essa minha posição com uma emenda à PEC 23. E, no próximo ano, apresentarei outra proposição para acabar com a RP9. O que fizemos foi preservar a autonomia do Congresso Nacional”, disse Rogério Carvalho.

Emendas de Relator

A Câmara aprovou a proposta com 268 votos a favor, 31 contra e uma abstenção. No Senado, o placar foi apertado: 34 a 32. As verbas foram suspensas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o futuro dos repasses está nas mãos da relatora da ação na Corte, ministra Rosa Weber.

O projeto aprovado garante para as emendas de relator um patamar igual à soma das emendas individuais, aquelas indicadas por cada deputado e senador, e das bancadas estaduais, viabilizadas pelo conjunto de parlamentares de um mesmo Estado. Os repasses das verbas carimbadas como RP-9 poderão superar R$ 16 bilhões em 2022.

O relator poderá indicar a destinação das verbas e dar publicidade ao nome do parlamentar que requisitou os recursos, atualmente não divulgado. Essa indicação, no entanto, não será obrigatória.

“O orçamento secreto não existe. O orçamento é acessível a todos. A execução orçamentária é que não estava sendo contemplada, essa parte de quem havia solicitado. O Supremo Tribunal Federal, eu entendo que em boa hora, cobrou desta Casa a transparência total desses recursos de RP9, fazendo com que, daqui para a frente, o Congresso Nacional possa identificar de maneira clara, insofismável, quem foi o solicitante daquele recurso”, afirmou o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da proposta.

A matéria segue agora para promulgação.

Atualizada às 17h00 para acréscimo de informações.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Reprodução
01/07/2025  16h01 Emília Corrêa confirma apoio a Amorim e Rodrigo Valadares para o Senado em 2026
Douglas Sena/F5 News
28/06/2025  15h00 Mais de 42 mil sergipanos estão com títulos cancelados; veja como regularizar
Valentina Moreira/ Metrópoles
26/06/2025  17h07 “Derrota para o país”, diz o ministro Márcio Macêdo sobre derrubada do IOF
Edilson Rodrigues / Agência Senado
23/06/2025  19h00 Sessão temática debate o aumento do feminicídio no país na terça-feira (23)
Camâra Legislativa DF
17/06/2025  16h24 Governo sanciona lei que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado