TCE considera “graves” as denúncias contra o ex-prefeito de Capela | F5 News - Sergipe Atualizado

TCE considera “graves” as denúncias contra o ex-prefeito de Capela
Política 07/01/2017 08h30 |


Por F5 News

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) estuda a possibilidade de fazer uma auditoria especial nas contas da Prefeitura de Capela diante das denúncias, consideradas graves, apresentadas pela prefeita Silvany Sukita ao presidente Clóvis Barbosa nessa sexta-feira (6).

A tomada de contas especial é instaurada em caráter de urgência, para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação pecuniária do dano, quando o TCE vê indícios de irregularidades praticada pelo gestor.

“As denúncias são realmente graves. Nós vamos na segunda-feira nos reunir com a Operação Antidesmonte, mostrar que o ex-prefeito de Capela se apropriou de documentos do município que deveriam estar à disposição da nova prefeita, além de não ter prestado contas ao Sisap desde setembro do ano passado”, afirmou Clóvis Barbosa, após a visita da prefeita.

O Sisap (Sistema de Auditoria Pública) constitui-se num banco de dados com informações orçamentárias, financeiras, contábeis e administrativas dos órgãos sob jurisdição do TCE. Ofício do ex-prefeito Ezequiel Leite, datado de 27 de dezembro, confirma ter ficado “temporariamente” com documentos do município.

“Nós fizemos requerimentos solicitando documentos que ficaram de posse do ex-gestor. Então viemos comprovar a situação em que encontramos Capela, tudo documentado inclusive com foto. Tenho vindo ao Tribunal de Contas desde a terça-feira e recebido orientação de como proceder”, informou a prefeita, que assumiu o primeiro mandato no último dia primeiro.

“O que eu queria realmente era mostrar para o presidente a realidade e que jamais teria a mínima condição de fazer um ato desse, forjando uma situação, inclusive porque assumi o município às 8h15 da manhã do dia 2, através da ex-secretária de Administração, Maria do Carmo, que é funcionária de carreira do município”, disse a prefeita. No dia 2, ela encontrou várias pastas de documentos espalhadas no seu novo gabinete.

Quanto à situação contábil e financeira do município, além da falta de informações sobre o município no Sisap, a prefeita também não dispõe de informações atuais sobre a aplicação do Fundos Municipal de Assistência e do Fundo Municipal de Saúde, ambos informados até setembro, além de outros problemas.

Silvany Sukita prestou boletim de ocorrência à Secretaria da Segurança Pública e aguarda convocação para prestar depoimento oficial. As denúncias estão sendo investigadas no inquérito policial conduzido pelo delegado AThaíde Alves, do município de Carmópolis.

Em nota, o ex-prefeito da cidade, Ezequiel Leite, informou que os documentos foram recolhidos para publicação no SISAP, mas serão devolvidos. “O TCE e a coordenação de transição da nova prefeita foram informados, e nos próximos dias serão devolvidos logo ao completar a publicação no sistema do tribunal”, afirma a nota.

*Com informações do TCE

Mais Notícias de Política
Ascom
25/08/2025  15h14 Senador Laércio Oliveira destina R$ 11 milhões para ações de combate à fome
Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis
Reprodução/Instagram
22/08/2025  17h24 Malafaia pede a Moraes devolução do passaporte: “Não sou fujão”. Vídeo
Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes
Montagem F5 News
21/08/2025  15h00 Vereadores de Aracaju divergem em debate sobre operação contra Silas Malafaia
Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - Fonte: Agência Câmara de Notícias
21/08/2025  13h30 Saiba mais sobre o projeto de combate à exploração de crianças em redes sociais
Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado
Agência Brasil
21/08/2025  09h32 Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais
Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado