TCE vê excessos em denúncias de novos prefeitos
Política 05/01/2017 15h30 - Atualizado em 05/01/2017 21h48 |Por F5 News
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está atento às notícias divulgadas pelos novos gestores de municípios a cerca das condições em que encontraram as máquinas administrativas. O presidente da Corte de Contas, conselheiro Clóvis Barbosa, disse à imprensa, nesta quinta-feira (5), que os cenários descritos pelos novos prefeitos estão em descompasso com aqueles que foram encontrados pelos técnicos do TCE durante o acompanhamento das transições.
O TCE suspeita que os novos chefes dos Executivos estejam simulando um suposto cenário de “caos” para responsabilizar os antigos gestores. “Muitos casos que estão sendo denunciados não refletem a verdadeira realidade, não adianta querer enganar o Tribunal”, avisa Clóvis.
O presidente do TCE citou como exemplo o município de Capela, no leste sergipano, aonde a prefeita Silvany Sukita, chegou a denunciar o arrombamento do prédio da Prefeitura Municipal. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, mas de acordo com Barbosa, a troca de gestão ocorreu dentro da normalidade naquela cidade. “Nossos técnicos estão indo in loco para apurar todo e qualquer tipo de denúncia, não adianta querer inventar história”, afirma.
Leia mais
Prefeitos de Sergipe encontram municípios com dívidas e estruturas precárias
O conselheiro deve se reunir na próxima semana com os representantes do Ministério Público para avaliar os dados coletados durante a operação antidesmonte que acompanhou a transição dos prefeitos nos 75 municípios sergipanos.
O presidente do TCE antecipa que, em alguns deles, há fortes indícios da prática de improbidade administrativa. Alguns prefeitos teriam efetuado saques de dinheiro na boca do caixa de contas dos Municípios, e ainda, apresentado notas fiscais falsas. “Medidas drásticas serão tomadas contra gestores que, lamentavelmente, continuaram a praticar atos ilícitos”, diz Clóvis Barbosa.
A prefeitura municipal de Capela ainda não se pronunciou oficialmente sobre as declarações do presidente do TCE.


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet