O Agente Secreto é pré-indicado ao BAFTA; Wagner Moura fica de fora
O Brasil teve 4 indicações: 2 com O Agente Secreto, uma com Adolpho Veloso, pela fotografia em Sonhos de Trem e uma em Melhor Documentário Variedades | Por Metrópoles 10/01/2026 15h00 |A Academia Britânica de Cinema anunciou nesta sexta-feira (9) a pré-lista de indicados para a 79ª edição do BAFTA. Apesar da premiação ter esnobado o trabalho de Wagner Moura em O Agente Secreto, o longa brasileiro conseguiu duas indicações: Melhor Filme de Língua Não Inglesa e em Melhor Roteiro Original.
O Brasil também está foi citado na categoria de Melhor Fotografia com o brasileiro Adolpho Veloso, pré-indicado pelo trabalho no longa Sonhos de Trem, de Clint Bentley. A cineasta brasileira Petra Costa também foi pré-indicada com o documentário Apocalipse nos Trópicos.
A lista final de indicados será divulgada no dia 27 de janeiro. Os vencedores serão divulgados em uma cerimônia no dia 22 de fevereiro.
Wagner Moura está bem cotado na temporada de premiações e vem figurando em listas da crítica especializadas como um forte concorrente a uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Além disso, ele aparece como o favorito para levantar o troféu na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro, que ocorre neste domingo (11).
Vale lembrar que, em 2025, Fernanda Torres também foi deixada de lado pelo BAFTA na categoria de Melhor Atriz mas o Agente Secreto conseguiu a indicação como Melhor Filme de Língua Não Inglesa, levando a estatueta para casa pouco tempo depois.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
