Anatel quer estabelecer percentual mínimo de velocidade para internet | F5 News - Sergipe Atualizado

Anatel quer estabelecer percentual mínimo de velocidade para internet
Brasil e Mundo 04/08/2011 09h59 |


 

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vota hoje (4) proposta que estabelece pela primeira vez metas de qualidade a serem cumpridas pelas prestadoras de banda larga fixa. Segundo relatório da agência, as empresas deverão entregar aos consumidores pelo menos 60% da velocidade de internet que foi contratada, em uma média mensal. Hoje não existe uma obrigação, portanto, muitas vezes os usuários acabam utilizando uma internet bem mais lenta do que aquela que foi contratada.

 

Segundo a relatora do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, conselheira Emília Ribeiro, a meta a ser cumprida pelas empresas está de acordo com as recomendações do Comitê Gestor de Internet e deve aumentar gradualmente até chegar a 80% da velocidade contratada. Ela acredita que a proposta não vai encontrar resistência das prestadoras nem dentro da Anatel.

 

“Há um consenso por causa do Plano Geral de Metas de Universalização [PGMU], a presidenta Dilma exigiu que a gente se dedicasse a essa questão, então isso está na pauta e deve ser aprovado”, disse Emília, em entrevista à Agência Brasil, ao comentar as negociações para a elaboração do plano de telefonia fixa, que deixou de fora metas de qualidade, com a garantia de que o governo estabeleceria essas obrigações em regulamentos separados.

 

A medição será feita por meio de um software, que deverá ser oferecido pelas próprias prestadoras para que os consumidores possam conferir se a velocidade contratada está sendo entregue. Os dados também serão computados pelas prestadoras e encaminhados para a Anatel. No caso de descumprimento das obrigações, a empresa poderá ser multada e até impedida de comercializar novos acessos por um tempo determinado.

 

Depois de aprovada pelo conselho diretor da Anatel, a proposta vai ficar em consulta pública por 30 dias, juntamente com a atualização do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, que determina obrigações para os provedores de acesso à internet.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Banco Master
18/11/2025 11h00 Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é preso pela PF em Guarulhos
Rafaela Felicciano / Metrópoles
18/11/2025 08h22 INSS devolverá descontos indevidos a herdeiros de aposentados mortos
Rafael Nascimento
18/11/2025 07h43 Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para diabetes tipo 2
Bruno Peres/Agência Brasilítulo
17/11/2025 13h45 China apoia combate à mudança do clima, diz presidente da COP30
Freepik/ Ilustrativa
16/11/2025 16h30 Colesterol tem papel decisivo na saúde do cérebro, apontam estudos
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado