Curta-SE tem debates, mostras e homenagens nesta quarta-feira (05)
Festival reúne cinema, diversidade cultural e tributo a Jean-Claude Bernardet em Aracaju Cinema | Por F5 News 05/11/2025 09h31 - Atualizado em 05/11/2025 09h56 |O Curta-SE segue movimentando Aracaju nesta quarta-feira (5), com uma programação repleta de atividades que unem cinema, debates e celebração da diversidade cultural. As ações acontecem em diversos locais da cidade, com entrada gratuita.
A manhã começa no Cine Walmir Almeida, no Centro, às 10h, com uma roda de conversa com os diretores dos filmes exibidos na noite anterior, abrindo espaço para troca de experiências e bastidores das produções.
No Hotel Real Classic, localizado na Coroa do Meio, as atividades têm início às 11h com o credenciamento para o VIII Congresso Internacional das Coalizões da Diversidade Cultural. A abertura oficial ocorre às 14h, seguida, das 15h15 às 17h15, pela mesa “Vinte anos da Convenção de 2005: forças, desafios e papel fundamental da sociedade civil em sua implementação”. O debate reúne nomes como Giuliana Kauark, da UFBA, Alejandra Diaz, da Coalizão Paraguaia, Mahamadou Adamou, vice-presidente da Federação Internacional de Coalizões para a África, e Rowan Woods, da Coalizão Australiana.
À tarde, o Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, também na Coroa do Meio, recebe as mostras competitivas de trailer, websérie e videoclipe, a partir das 14h. Entre os destaques estão as produções Neurose, Diz o nome, Todo amor do mundo, Ofícios, Trajetórias, Privilégios, Amigo, amigo e Fruto desse chão.
Às 16h, será realizada a Sessão Especial Curtas 3, que presta homenagem a Jean-Claude Bernardet, com exibição de produções dirigidas por Fábio Rogério, incluindo Homenagem a Kiarostami e Cama vazia.
A programação continua às 17h com atrações artísticas e teatrais no Palco Petrobras, instalado em frente ao Memorial de Sergipe, reunindo o público em uma celebração da cultura local.
Encerrando o dia, o festival exibe dois longas ibero-americanos em competição: Um minuto e uma eternidade para quem está sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira, às 18h30, e Vinchuça, de Luis Zorraquín, às 20h.
Com informações da Assessoria de comunicação
