Deputados ressaltam crítica do geógrafo Milton Santos à globalização | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputados ressaltam crítica do geógrafo Milton Santos à globalização
Avaliação foi feita durante sessão solene em homenagem ao intelectual baiano morto em 2001
Brasil e Mundo 28/06/2011 15h07 |


Deputados ressaltaram nesta terça-feira a postura crítica do geógrafo Milton Santos ao modelo exclusivamente econômico de globalização. A avaliação foi feita durante sessão solene, solicitada pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA), em homenagem ao intelectual baiano, morto em 2001.

 

Para o autor do requerimento, Santos foi um crítico feroz da visão apenas financeira do mundo. “Milton Santos transformou a geografia e se preocupava principalmente com as cidades desiguais. Ele criticou fortemente a globalização excludente.” Na opinião de Luiz Alberto, o intelectual permanece um “farol” para os que combatem as desigualdades.

 

O presidente da Câmara, Marco Maia, em carta lida pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), ressaltou a originalidade da crítica de Milton Santos. “Ele dissecou a globalização muitos antes desse conceito ser discutido”, afirmou.

 

Segundo o deputado Edson Silva (PSB-CE), o geógrafo foi pioneiro na análise crítica da globalização e das suas consequências desiguais em grande parcela da população.

 

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) lembrou que o geógrafo, “maior crítico da globalização”, morreu no auge desse processo. “A globalização era apenas financeira e não favorecia a maioria dos povos, principalmente os mais pobres e oprimidos”, disse.

 

Intelectual negro

A ministra Luiza Bairros, secretária de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, exaltou a importância de Milton Santos na superação do preconceito e por ter se destacado como intelectual em todo o mundo. Ela criticou o preconceito de quem ainda considera a expressão “intelectual negro” como uma contradição.

 

“A importância de Milton Santos ultrapassou fronteiras, construiu uma trajetória ímpar entre os netos de africanos escravizados no Brasil”, afirmou ainda o deputado Luiz Alberto.

 

Prêmio mundial

Milton Santos recebeu o Prêmio Vautrin Lud, conferido por universidades de 50 países e considerado a principal premiação mundial no campo da geografia. Ele viveu exilado de 1964 a 1977, período em que lecionou em universidades da Europa, África, América Latina e Estados Unidos.

 

Apesar de ter se graduado em direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Sua obra “O espaço dividido”, de 1979, desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos e é considerado um clássico mundial. Recebeu 18 títulos de doutor honoris causa e teve mais de 40 livros publicados.

 

Por Tiago Miranda da Agência Câmara de Notícias

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Tercio Teixeira / Metrópoles
04/11/2025 13h00 Mortos não identificados em Megaoperação no Rio eram “fantasmas do CV”
Freepik/ Ilustrativa
03/11/2025 21h00 Pé-de-Meia: estudantes já podem consultar dados no portal do MEC
Reprodução/ Casa Branca
03/11/2025 13h30 Trump diz que Maduro está com os dias contados para deixar Venezuela
Divulgação/MMA
02/11/2025 16h30 Em 2025, desmatamento tem redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado
Freepik/ Ilustrativa
02/11/2025 14h00 Câncer de fígado: veja sintomas da doença que não devem ser ignorados
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado