Conselho notifica maternidade N. Srª de Lourdes com possível interdição ética | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Conselho notifica maternidade N. Srª de Lourdes com possível interdição ética
O motivo é a falta de médicos nas áreas de neonatologia e ginecologia obstetrícia
Cotidiano | Por F5 News 19/07/2023 11h25 |


O Conselho Regional de Medicina do Sergipe (CREMESE) enviou notificação de uma possível interdição ética à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) na última segunda-feira (17). A decisão é baseada no desfalque nas escalas médicas de neonatologia e ginecologia obstetrícia. A Maternidade tem o prazo de 30 dias para corrigir as irregularidades. 

Segundo o Conselho, a falta de médicos coloca em risco os profissionais e pacientes pelas limitações que envolvem a assistência. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério Público Estadual (MPE) foram comunicados sobre a decisão.

O F5 News entrou em contato com a SES, que informou que há um credenciamento médico em aberto e um outro específico para as áreas em questão (neonatologia e ginecologia obstetrícia) estadual em fase final de elaboração.

Confira a nota da SES na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que vem adotando medidas para otimizar o fluxo de atendimento na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. A MNSL atende gestantes de alto risco portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro, que necessitam de atendimento especializado.

A unidade cumpre uma importante função social, sendo a única referência para partos de alto risco em Sergipe. Somente no primeiro semestre de 2023, foram realizados 7.082  atendimentos e 2.790 partos na Maternidade.

A SES ressalta que, para cobrir as falhas pontuais nas escalas médicas, existe um credenciamento médico aberto e em fase final de elaboração de um credenciamento específico para neonatologistas e obstétricos que trabalham com atendimento de alto risco.

Paralelamente, a SES busca otimizar o atendimento na MNSL com o aperfeiçoamento do processo Regulatório de modo a garantir que o perfil de atendimento a pacientes de alto risco da unidade seja melhor observado, evitando-se a sobrecarga de porta com atendimentos de risco habitual.
 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Ascom / Seteem
20/10/2025 11h30 GO Sergipe oferta 695 vagas de emprego no estado nesta segunda-feira(20)
MDS
20/10/2025 11h25 Pagamentos do Bolsa Família em outubro começam nesta segunda-feira (20)
SSP/SE
20/10/2025 09h13 PM prende dupla por porte ilegal de arma em Nossa Senhora das Dores
CBMSE
20/10/2025 08h31 Motorista morre após caminhão capotar na BR-101 em Estância
Praia do Jatobá - Igor Matias
20/10/2025 06h28 Jovem segue desaparecido após banho de mar na praia do Jatobá

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado