"É uma doença similar ao Alzheimer", afirma sobrinho de Dom João Costa
De acordo com sobrinho, o quadro de saúde do arcebispo emérito é irreversível Cotidiano | Por F5 News 20/07/2023 13h05 |No início da tarde desta quinta-feira (20), a Arquidiocese de Aracaju publicou uma nota de pronunciamento após especulações sobre o real motivo da renúncia de Dom João Costa.
Conforme já havia noticiado o F5 News, nessa quarta-feira (19) ele havia divulgado uma carta pedindo a renúncia de cargo do governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju por razões pessoais do âmbito de sua saúde.
Segundo o sobrinho de Dom João Costa, Mário Jorge, o quadro de saúde do arcebispo emérito é irreversível. Dom João Costa trata de uma doença com o quadro neurológico progressivo, similar ao Alzheimer.
"A gente pede encarecidamente à mídia e a todos os fiéis para mudar o foco do noticiário. Por recomendação médica ele precisa se afastar das atividades. Ele relutou, ele quer servir a Deus até o fim. A gente sabe que é uma doença similar ao Alzheimer. Ela precisa ser cuidado o quanto antes, não é de hoje que ele vem em tratamento neurológico", declarou Mário Jorge.
Entenda
Nessa quarta, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese da capital informaram que o então arcebispo de Aracaju, Dom João Costa, havia renunciado ao cargo, pedido que foi acolhido pelo Papa Francisco.
"Neste momento de minha vida, consciente das minhas limitações e vulnerabilidades, diante da fadiga que me impõe o ministério, sem fugir às minhas responsabilidades, em atitude deescuta e acatamento obediente da vontade do Senhor e da Igreja, coloquei nas mãos do Santo Padre a minha missão como bispo e o caminho pastoral de nossa querida Arquidiocese. Compreendo que esta decisão, amadurecida não sem sofrimento, seja para o meu bem e para o proveito comum de nossa igreja particular, neste momento singular de sua história", diz trecho de carta divulgada pelo arcebispo emérito.
Natural de Lagarto, no centro-sul sergipano, ele iniciou a vida religiosa na década de 1980, quando fez seus primeiros votos e os votos perpétuos, sendo ordenado sacerdote em dezembro de 1992.
Dom Vitor Agnaldo de Menezes, atual bispo de Propriá, deve assumir o cargo até que um novo arcebispo metropolitano seja nomeado.





