Especialista orienta cuidados com recipientes plásticos para aquecer alimentos
Calor pode liberar substâncias tóxicas capazes de gerar graves problemas de saúde Cotidiano | Por F5 News 08/06/2023 17h40 |Com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito dos riscos que potes e vasilhas de plástico podem oferecer à sociedade, vem sendo compartilhado nas redes sociais um vídeo que comenta a marcação em forma de triângulo, simbolizando material reciclável, no fundo dos recipientes. A principal advertência do vídeo é quanto à validade de usar material plástico para acondicionar comida - o que pode ser prejudicial à saúde, a depender do tipo dele.
Em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta quarta-feira (7) e cujo principal objetivo é inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, F5 News foi conferir a precisão das informações disseminadas no vídeo. O portal procurou a coordenadora do Laboratório de Microbiologia do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Rejane Batista, doutora em Biotecnologia, que esclareceu o assunto.
Confira o video:
Rejane Batista não apenas confirmou as informações apresentadas no vídeo, como reforçou que toda embalagem plástica, inclusive a garrafa pet do refrigerante, possui um número impresso no fundo, um código específico de qual tipo de plástico a compõe.
“Alguns não têm nada a ver com a alimentação, como o que faz canos de PVC, mas outros podem ser um bom indicativo do que estamos colocando em nosso corpo indiretamente”, disse ao F5 News.
Confira os códigos:
“Se o pote tem o número 5 dentro de um triângulo, significa que ele é feito de plástico polipropileno, um material resistente ao calor, que não deforma e libera menos substâncias tóxicas. Caso o número no interior do triângulo seja o 7, indica que pode estar presente qualquer plástico que não os descritos pelos números de 1 a 6, e, com isso, pode haver presença de BPA (bisfenol A) em sua composição. Essa substância é liberada durante o aquecimento do recipiente e pode gerar problemas de saúde, que variam de alterações gastrintestinais à malformação fetal”, esclarece a doutora em Biotecnologia.
Qual plástico pode ir ao microondas?
Ela ainda alerta para o uso do plástico inapropriado no microondas, que pode liberar substâncias tóxicas no alimento aquecido. "O polipropileno é o tipo de plástico seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo", orienta.
Rejane Batista deu ao F5 News cinco dicas para você saber qual vasilha pode ir ao microondas. Confira:
- 
	
As vasilhas de plástico só são seguras se tiverem um símbolo de reciclagem, que costuma ficar na parte de baixo das vasilhas e em formato de triângulo de setas - salvo se houver o número 7 dentro dele;
 - 
	
Os recipientes mais seguros são os que possuem o número cinco, pois são feitos de polipropileno;
 - 
	
No caso de potes de vidro, o uso em microondas é mais seguro, mas é necessário dar preferência às vasilhas refratárias, pois são mais resistentes e suportam o calor do forno;
 - 
	
Em caso de recipientes de porcelana, os que possuem enfeites metálicos, como detalhes dourados ou prateados, não podem ir ao microondas;
 - 
	
A forma mais segura é verificar, na compra da vasilha ou pote, se há na embalagem os dizeres “próprio para microondas”.
 
Tomar café quente em copo plástico pode causar câncer
É muito comum encontrar no comércio a venda de café entregue ao cliente em copo de plástico. De acordo com Rejane Batista, a quantidade de estireno presente nos copos descartáveis é "parcialmente" acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Quando submetida ao calor do café, por exemplo, essa substância, que é tóxica, é liberada e pode ser ingerida no momento em que se bebe o líquido.
A doutora em Biotecnologia lembra uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que confirmou os possíveis impactos do café quente em copo plástico sobre a saúde. “Ganho de peso, desenvolvimento de alguns tipos de câncer, cansaço, sonolência, dores de cabeça frequentes, hiperatividade ou agressividade, alteração do crescimento infantil e maturação sexual precoce são algumas das consequências”, citou.

                                    
