Moradores de Propriá e região fazem cirurgias pelo Enxerga Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Moradores de Propriá e região fazem cirurgias pelo Enxerga Sergipe
Ação reforça compromisso do Governo de Sergipe com a ampliação do acesso à saúde oftalmológica e o cuidado humanizado
Cotidiano 25/07/2025 13h30 |


Com o objetivo de facilitar o acesso às cirurgias de catarata e pterígio, foi realiza nas últimas quinta (24) e sexta-feira (25), mais uma etapa do programa Enxerga Sergipe, abrangendo 16 municípios da região do Baixo São Francisco. Ao todo, 209 pacientes realizaram cirurgias oftalmológicas, divididos em duas etapas: 80 procedimentos no dia 24, e o restante no dia 25. A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Hospital Regional de Propriá (HRP) e o Colegiado Interfederativo Regional (CIR) do Baixo São Francisco, com um planejamento estratégico que priorizou a logística, a organização dos atendimentos e o acolhimento dos pacientes.

O programa Enxerga Sergipe é uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e os municípios sergipanos, e visa a realização de cirurgias de catarata e pterígio para a população de Sergipe cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de reduzir a fila de espera dos pacientes pelo procedimento.  Em dois anos, o programa já realizou 10.488 procedimentos, devolvendo a qualidade e bem-estar na vida da população sergipana.

“São mais de 10 mil vidas transformadas, e estamos empenhados em garantir que todos tenham acesso a cuidados de saúde essenciais. Essa é mais uma ação importante do Governo do Estado, por meio da SES, voltada para o bem-estar da população sergipana”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.

A oferta das cirurgias no Baixo São Francisco representa mais comodidade para as pessoas que há anos aguardavam por uma cirurgia de catarata, e que agora têm a chance de voltar a enxergar com clareza, de maneira segura, perto de casa e com todo o suporte necessário.

“A escolha por realizar os procedimentos no Hospital Regional de Propriá trouxe mais conforto e praticidade para os moradores da região, evitando o deslocamento até a capital. O CIR de Propriá coordenou a divisão dos municípios, organizando os atendimentos em dois dias distintos, com horários definidos para evitar aglomerações e longas esperas. Para garantir o fluxo adequado dentro da unidade, o hospital utilizou duas entradas distintas: a principal e a da maternidade”, explicou a superintendente do HRP, Samara Stephanny.

A realização dos procedimentos do Enxerga Sergipe no HRP facilita o acesso para os 16 municípios da região do Baixo São Francisco, evitando deslocamentos para longe de casa.

“Muitas vezes, essas viagens causam ansiedade, aumento da pressão arterial e outros desconfortos, especialmente em idosos. Por isso, trazer o atendimento para mais perto das pessoas faz toda a diferença. É um cuidado que o Governo do Estado tem com a população da região, oferecendo saúde com dignidade, acolhimento e respeito”, ressaltou a secretária municipal da Saúde de Propriá, Jeane Carvalho Lima.

Iniciativa aprovada
“Trazer as cirurgias a Propriá facilitou muito para a gente. Na minha primeira cirurgia do olho, tive que ir até Aracaju, mas agora ficou muito mais fácil. Fui muito bem atendido, tudo feito com rapidez e cuidado. Para mim, essa cirurgia é muito importante, porque eu trabalho viajando de moto para vender peixe. E estava ficando complicado, a vista embaçada atrapalhava demais”, contou o pescador Demário Rodrigues, 50 anos, do município de Amparo do São Francisco.

A aposentada Maria José dos Santos, 81, também aprovou a iniciativa do Governo do Estado em conjunto com os municípios. “Fiquei sabendo do Enxerga Sergipe pelas pessoas conhecidas no posto de saúde. Hoje, estou só alegria por conseguir fazer essa cirurgia. Eu enxergava muito pouco, gosto de ler, mas já não conseguia mais, porque tudo estava embaçado. Tinha que forçar muito pra ver as coisas, e mesmo assim era difícil. Eu aprovo o Enxerga Sergipe e agradeço de coração. Está sendo uma chance de voltar a ver melhor, de viver melhor”, disse ela.

Acesso
Para ter acesso ao Enxerga Sergipe, o paciente precisa ser diagnosticado com catarata ou pterígio por um médico oftalmologista e procurar a Secretaria da Saúde da cidade que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de Saúde. Distribuídas entre as diferentes regiões do estado, as cirurgias são realizadas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto.

No caso da regional de Propriá, os municípios contemplados são: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Cedro do São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.

Fonte: Governo de Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
25/07/2025  20h00 Homens são mais propensos a adoecer — e menos dispostos a buscar ajuda
Freepik/ Ilustrativa
25/07/2025  20h00 Nova diretriz define critérios para diagnóstico da asma antes dos 5 anos
Ascom/Governo de Sergipe
25/07/2025  17h29 Governo anuncia investimento de R$ 20 milhões em General Maynard
Adilson Andrade
25/07/2025  17h24 UFS aprova criação dos cursos de Direito e Psicologia em Itabaiana
Arthur Soares/Reprodução
25/07/2025  17h01 Sergipe lidera investimento per capita em segurança pública no Nordeste

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado