Obras de Ana Denise serão apresentadas no Memorial de Sergipe
Mostra da artista sergipana reúne xilogravuras, esculturas e pinturas com traços simples e cores vibrantes Cotidiano 12/08/2025 09h54 |O Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa promove a partir do dia 22 de agosto a exposição “De Si: A Arte de Ana Denise”, com os principais trabalhos da carreira da artista plástica sergipana Ana Denise Souza. Ao todo, serão expostos 26 trabalhos em acrílico sobre tela e xilogravura, além de uma escultura, que foram produzidos ao longo da carreira da artista, que se destaca principalmente na arte naif, um estilo artístico caracterizado pela produção de artistas autodidatas que desenvolvem uma linguagem própria e original de expressão, retratando cenas do cotidiano e seus personagens.
A mostra fica em cartaz até outubro, na sala de exposição temporária do Memorial de Sergipe, no primeiro piso do Memorial de Sergipe. Ela é promovida pelo Memorial em conjunto com o Ministério da Cultura e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), mais patrocínio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Lei de Incentivo à Cultura.
A abertura, às 16h do dia 22, terá a apresentação musical dos sanfoneiros Lucas Campelo e Miguel Teixeira, além da exibição de um documentário e de uma intervenção do artista, poeta e escritor João Lover. Esse evento faz parte da programação da Semana da Cultura Popular, também promovida pelo Memorial, entre 19 e 22 de agosto. O evento, que comemora o mês do folclore, destaca as histórias, tradições e outros elementos da cultura popular e da identidade sergipana, também acontece no Memorial, situado junto a Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Ele conta com palestras, brincadeiras culturais com o público e encenações teatrais inspiradas nos personagens do folclore sergipano. A abertura será no dia 19, às 9h, com a apresentação do grupo “Reisado da Missão” de Japaratuba. A programação é aberta ao público e com entrada gratuita.
A exposição mergulha no universo poético da artista plástica sergipana, que pinta desde os 13 anos e artista já participou de várias mostras e exposições em Aracaju e em outros estados, a exemplo da 1º BÏNaïf (Bienal Internacional de Arte Naïf “Totem Cor-Ação”), na cidade de Socorro (SP), em 2017. São trabalhos que transformam memórias, afetos e vivências em pinturas carregadas de sentimento e identidade, expressadas através de traços simples com e cores fortes e vibrantes. “Nessa exposição denominada ‘Escrita de Si’, ela vai falar um pouco sobre a sua trajetória na cidade e sobre a sua memória. É também um trabalho autobiográfico”, resume a diretora do Memorial, Sayonara Viana. Segundo ela, a ideia da exposição surgiu em 2023, durante a pesquisa de obras para a composição da Pinacoteca do Memorial.
Uma das obras que serão destacadas na exposição é um mapa ilustrado, no qual ela dividiu o Estado de Sergipe em 75 municípios e, em cada um deles, foi pintando a fachada da igreja local ou de outro detalhe que a caracterize, a exemplo do Mercado Thales Ferraz, em Aracaju; a BR-235, em Itabaiana; e os cânions do Rio São Francisco, em Canindé de São Francisco. Outro trabalho de destaque foi uma pintura sobre o Vaticano, um conjunto de casas comerciais, quartos e armazéns que foi construído no centro da capital em meados do século 20 e já é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Este quadro, que pertence ao acervo do Memorial, é considerado pela própria autora como um de seus preferidos.
“As principais temáticas que ela trabalha nas suas obras são justamente a cidade, as suas tradições, as manifestações da nossa cultura popular. Ela adora pintar Aracaju, e vale destacar essa memória que ela tem. Ela acompanhou a transformação urbana, tem uma pesquisa sobre a arquitetura da cidade, sobre as tradições de Sergipe”, destaca Sayonara, acrescentando que os trabalhos de Ana Denise provocam reflexões acerca da diversidade e da inclusão social. “Em algumas obras, percebemos que ela traz pessoas com cadeiras de rodas, muitas vezes sem acesso à cultura, aos monumentos, ao nosso patrimônio. Em algumas outras obras, ela traz a bandeira LGBT, também como um símbolo de crítica social”, detalha.
Serviço
O acesso individual à exposição “De Si: A Arte de Ana Denise” não precisa ser agendado, mas escolas e grupos a partir de 30 pessoas devem agendar as visitas, através do telefone (79) 3218-2312, do whatsapp (79) 98108-1866 ou do e-mail atendimento@memorialdesergipe.com.br.
O Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa fica na Orla da Atalaia, ao lado da Praça de Eventos. Ele funciona de terça a sábado, das 10h às 16h. Outras informações podem ser encontradas no site https://www.memorialdesergipe.com.br/.
Fonte: Asscom Unit





