PMA fiscaliza lixão do Santa Maria | F5 News - Sergipe Atualizado

PMA fiscaliza lixão do Santa Maria
Objetivo é coibir entrada de empresas que levam lixo hospitalar
Cotidiano 19/08/2011 17h20 |


Por Fernanda Araújo

O prazo de 30 dias que a Prefeitura de Aracaju (PMA) deu ao descarte de lixo hospitalar no lixão do bairro Santa Maria, Zona Sul da capital, venceu nessa sexta(19). Para “ver de perto” a situação, garantir a fiscalização e coibir a entrada das empresas, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, juntamente com o secretário adjunto de comunicação, jornalista Elton Coelho, e uma equipe técnica da PMA, estiveram no local representando o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B).

Entrevistada pelo F5 News, a assessora da Emsurb, Mayussane Matsunae, afirmou que o aterro sanitário em Santa Maria que recebia cerca de três toneladas de lixo hospitalar por dia, não é preparado para receber esse tipo de material.

De acordo com a assessora, como está escrito na Legislação Brasileira, conforme a Lei nº 4.191, de 30 de setembro de 2003, oriunda do Projeto de Lei nº 3.407-A, de 2002,o lixo hospitalar deve ser descartado de forma adequada, que não gere risco ao meio ambiente e à saúde da população.

O destino do lixo a ser descartado, declarado por Mayussane, é de responsabilidade das empresas que fazem a coleta. Ela lembra que as Unidades de Saúde têm o direito de contratar a empresa que assim desejar. “Cada estabelecimento de saúde tem a possibilidade de contratar qualquer empresa para descartar os resíduos hospitalares”, disse.

A assessora comunicou à reportagem que foi informado à Emsurb que no Estado de Alagoas e na Bahia há um aterro sanitário onde é possível o descarte, por ter boas condições.

Questionada sobre a fiscalização que a Emsurb irá fazer no local, a assessora declarou que as empresas irregulares poderão ser multadas, mas, otimista, ela acredita que não terá problemas. “Todas as empresas foram notificadas e até mesmo antes do prazo elas não faziam o descarte. Até o momento a situação é pacífica”, conclui.

As empresas notificadas, segundo a Emsurb, foram a Paulista, Remolix e a Torre.

Proibição

Com o objetivo de garantir a proteção ao meio ambiente, no dia 19 de julho, a medida de proibição foi tomada pela Prefeitura de Aracaju. A entrada de resíduos hospitalares e das empresas foi proibida, como também a movimentação na vala séptica que recebia os resíduos.

Mais Notícias de Cotidiano
SSP
25/08/2025  11h45 Homem é preso por posse ilegal de arma e produtos contrabandeados em Aracaju
Polícia apreende pistola, munições e mercadorias importadas sem nota fiscal em casa
Divulgação
25/08/2025  10h42 Almoço com Negócios da Acese recebe palestra com fundador da Rede Primavera
Evento acontece no dia 10 de setembro, no Del Mar Hotel, na Orla de Atalaia
 Governo de Sergipe
25/08/2025  10h22 Governo de Sergipe abre 580 vagas de emprego na plataforma GO Sergipe
Iniciativa digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) facilita o acesso da população sergipana ao mercado de trabalho
Divulgação
25/08/2025  09h41 Fisioterapia é aliada fundamental no tratamento da doença de Parkinson
Max Carlos / Setur
25/08/2025  09h35 19º edição do Guia Sergipe Trade Tour será lançado nesta terça (26)
Publicação se constitui como a mais completa divulgação dos atrativos e serviços turísticos de Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado