A Última Sessão de Freud se apresenta em setembro no Teatro Tobias Barreto
Espetáculo narra um encontro entre o pai da Psicanálise e o escritor C.S. Lewis Entretenimento 23/08/2025 14h00 |A Última Sessão de Freud, o maior sucesso do teatro brasileiro desde 2022, dirigida por Elias Andreato para o texto do premiado autor americano Mark St. Germain, já cumpriu 300 apresentações, foi vista por mais de 140 mil pessoas e se apresenta nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, no Teatro Tobias Barreto – Av. Pres. Tancredo Neves, 2209 – Inácio Barbosa, Aracaju – SE.
A trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner) – o pai da psicanálise – e o escritor, poeta e crítico literário C.S. Lewis (Marcello Airoldi), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico e filosófico do século 20.
Durante o diálogo, Freud, crítico implacável da crença religiosa, e Lewis, renomado professor de Oxford, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem de forma apaixonada o dilema entre ateísmo e crença em Deus. O texto é baseado no livro Deus em Questão, escrito pelo Dr. Armand M. Nicholi Jr., professor de psiquiatria da Harvard Medical School.
Freud busca entender como um brilhante intelectual como C.S. Lewis poderia, segundo suas palavras, “abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” ao tornar-se cristão convicto. No gabinete de Freud, na Inglaterra, os dois discutem sobre a existência de Deus, mas o embate se expande para temas como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas.
O espetáculo conecta-se com o público por meio do humor, da sagacidade e do resgate da escuta como ferramenta para uma boa conversa. Sarcasmo e ironia permeiam toda a discussão, trazendo reflexões profundas, independentemente da crença do espectador.
O cenário, assinado por Fábio Namatame (indicado ao Prêmio Shell), recria o consultório onde Freud desenvolvia sua psicanálise, durante seu exílio na Inglaterra, após fugir da perseguição nazista na Áustria em 1939.
Em entrevista, o autor Mark St. Germain explica: “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que se transformasse em um debate. Por isso, situei o encontro no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”.
O diretor Elias Andreato optou por uma encenação que valoriza a palavra: “O teatro é uma arte que desperta sentimentos na plateia. O que me interessa é isso: acreditar na força de se contar uma história. Essa experiência é a realização da minha profissão de fé: o teatro”.
Para Odilon Wagner, interpretar Freud é fascinante: “É um privilégio representar um personagem tão intenso e profundo. Foram meses estudando sua vida para trazer um recorte fiel do último ano desse gênio do século 20”.
Sinopse
No gabinete de Freud, na Inglaterra, o pai da psicanálise e C.S. Lewis conversam sobre a existência de Deus. O embate se expande para temas como o sentido da vida, natureza humana, sexo e relações humanas, resultando em um espetáculo conectado profundamente com o público, permeado por humor, sagacidade, ironia e reflexões intensas.
Serviço
A Última Sessão de Freud
Teatro: Teatro Tobias Barreto
Endereço: Av. Pres. Tancredo Neves, 2209 – Inácio Barbosa, Aracaju – SE
Cidade: Aracaju - SE
Temporada: 12 e 13 de setembro de 2025 – Sexta e sábado às 20h
Vendas online: [www.freud.art.br](http://www.freud.art.br) e Guichê Web
Valores: R\$ 50,00 a R\$ 180,00
Formas de Pagamentos aceitas na bilheteria: todas
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Capacidade: 1.308 lugares
Acessibilidade: sim
Fonte: Assessoria de Comunicação





