Reporte preliminar da FAB confirma que colisão com fios causou queda de avião em Sergipe
Cotidiano 13/08/2025 11h47 - Atualizado em 13/08/2025 11h50 |O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), da Força Aérea Brasileira emitiu um reporter preliminar confirmando que uma colisão com cabos de rede elétrica provocaram o acidente que vitimou o piloto Alexandre Farias, de 52 anos, no dia 4 de julho, nas proximidades do município de Capela, em Sergipe.
Saiba mais
A aeronave, modelo EM-2010, de responsabilidade da empresa R Pilau Serviços Aero Agrícolas LTDA, decolou para uma operação de pulverização agrícola e estava com toda a documentação e condições técnicas regularizadas. No entanto, pouco depois da decolagem, a equipe de apoio em solo notou que a aeronave não retornou conforme o esperado, acionando imediatamente os protocolos de emergência. O piloto não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Imediatamente, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou investigadores para realizar a ação inicial da apuração das causas do sinistro. O relatório final deverá ser emitido pelo CENIPA, mas não há um prazo definido ainda. É preciso destacar que as investigações não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilização, mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica.





