Socorro abre nova turma do curso de renda irlandesa para mulheres
Iniciativa fortalece cultura local e oferece oportunidade de renda extra para mulheres atendidas pelo Cram e Cras Cotidiano 25/07/2025 14h21 |Desde o mês de março, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), em parceria com o Governo de Sergipe, está realizando o curso de renda irlandesa voltado para mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A pasta vai iniciar mais uma turma do curso e segue com vagas abertas. As inscrições devem ser feitas de forma presencial, das 8h às 14h, na rua Macambira, n° 22, bairro João Alves Filho.
As aulas do curso de renda irlandesa têm duração de quatro meses, uma vez por semana, das 8h às 12h, e acontecem na Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM). Durante as aulas, as participantes irão aprender desde o risco, alinhavo, até os pontos básicos para a criação de peças autênticas, visando a inserção desses produtos no mercado.
A secretária especial da SEPM, Maria da Taiçoca, diz que esta é uma das ações da gestão municipal em prol das mulheres. “A renda irlandesa é um patrimônio nosso, além de ser uma opção de renda extra. Esses projetos fazem total diferença na vida de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, podem mudar completamente o rumo de suas vidas”, disse.
Renda Irlandesa
Para além da importância de manter viva a cultura local, o curso de renda irlandesa também é uma oportunidade de empreender. Durante o curso, as mulheres também aprenderão sobre como funciona a comercialização do produto, podendo fazer dele uma fonte de renda extra. O curso une a produção com o aprendizado da precificação e vendas, para que as mulheres terminem o curso e já possam empreender com segurança, sabendo organizar sua vida financeira.
Fonte: assessoria de imprensa





