UFS aprova criação dos cursos de Direito e Psicologia em Itabaiana
Novas graduações terão 50 vagas cada no SiSU 2026 e ampliam oferta de ensino superior no interior do estado Cotidiano | Por F5 news 25/07/2025 17h24 |A Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovou, nesta sexta-feira (25), a criação dos cursos de graduação em Direito e Psicologia para o campus de Itabaiana. Cada bacharelado terá, inicialmente, 50 vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) a partir de 2026.
De acordo com a UFS, a escolha pelos cursos foi baseada em consulta à comunidade interna e externa. O processo envolveu pesquisa junto a escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE-3) de Itabaiana e escuta com docentes, técnicos e estudantes da própria instituição. A universidade considerou os resultados da consulta como indicativos da necessidade regional por formações nessas áreas.
Com a adição dos novos cursos, o campus de Itabaiana passa a ofertar 12 graduações. Já são oferecidos cursos em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas da Informação. A unidade também conta com quatro programas de pós-graduação, sendo três profissionais e um acadêmico.
A criação das novas graduações poderá resultar na abertura de vagas para docentes e técnicos administrativos ainda em 2025, conforme expectativa apresentada pela universidade.
O campus de Itabaiana foi inaugurado em 2006 e integra a política nacional de interiorização do ensino superior. Atualmente, possui 2.038 alunos ativos, 123 docentes permanentes, 42 substitutos, 50 técnicos administrativos e 55 profissionais terceirizados.





